O melhor do lado esportivo de Natal

Cidade praiana de beleza ímpar, não é por acaso que Natal é considerado um dos lugares mais requisitados por quem faz turismo no Nordeste. A vida ao ar livre e seus cenários atrativos são uma perfeita combinação para a prática de esportes e o acompanhamento de eventos esportivos.

Separamos o melhor lado esportivo de Natal com lugares para a prática de diferentes modalidades e as opções de entretenimento em esportes como futebol, vôlei e até mesmo poker.

Esporte nas praias de Natal

No início deste ano, a prefeitura da capital do Rio Grande do Norte lançou o programa Viva Natal, projeto que consiste em atividades esportivas e recreativas em lugares como Ponta Negra, Areia Preta, Redinha e outros.

“Fazem parte da programação do Viva Natal na Praia apresentações de dança, roda de samba, maculelê, aulas de zumba, FitDance, exercícios funcionais e corrida na faixa de areia, além de um campeonato de Basquete 3×3. A criançada também tem espaço no evento, com atendimento de recreadores. A equipe da Secretaria Municipal de Turismo também participa, realizando o trabalho de orientação turística”, aponta a descrição do projeto no site G1.

A realização de atividades físicas junto a outras opções de entretenimento é uma excelente ideia para motivar a participação do público geral.

Além do projeto Viva Natal na Praia, outras atividades paralelas são realizadas o ano todo, como é o caso do vôlei de praia. Em março ano, por exemplo, a capital potiguar foi sede do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. No circuito, medalhistas olímpicos participaram e mostraram mais uma vez que Natal tem a capacidade de sediar grandes eventos e que também é uma das capitais brasileiras do vôlei disputado na praia. “Temos grande participação da população no Circuito. E a visibilidade é de forte impacto econômico para o turismo” disse a secretária de Esporte e Lazer de Natal, Daniele Mafra.

Caminhadas e atividades nos parques

A beleza natural de Natal e os parques da cidade montam um cenário ideal para a prática esportiva de atividades como caminhadas e ciclismo.

No Parque das Dunas, é possível realizar caminhadas e fazer trilhas entre terça a domingo de 8h às 17h30. Quando o sol se põe, bem em frente ao bosque há uma pista movimentada em que várias pessoas realizam atividades como caminhadas e corridas.

Foto por Mario Monte

O Calçadão Roberto Freire é outra opção viável para os moradores e turistas. Sem restrição de horário, ele é ideal para realizar caminhadas no seu ritmo. Já o Parque da Cidade conta com quatro trilhas pavimentadas e com direito a área de descanso e sanitários. Também no Parque da Cidade é possível alugar bicicleta e realizar rotas de ciclismo ideais para afastar o sedentarismo. Aqui no Apartamento 702 já separamos algumas das melhores opções para atividades ao ar livre em Natal.

Outras opções de atividades físicas

A Praia do Forte é um dos principais lugares da região no que diz respeito a prática de esportes aquáticos. Um deles é o kitesurf, modalidade muito querida dos turistas que visitam a capital potiguar.

“Protegida por arrecifes que formam piscinas naturais, sobretudo na maré baixa, logo no início das manhãs o local é ocupado por praticantes de natação, caminhadas, kitesurf e treinos funcionais”, aponta o site Tribuna do Norte.

Foto por dimitrisvetsikas1969

Já em Ponta Negra os surfistas geralmente se aglomeram para se divertir nas ondas. Com o auxílio de escolinhas e profissionais do esporte, é possível conhecer o surf em Natal e iniciar nessa modalidade que não para de crescer no país.

Para o potiguar Ítalo Ferreira, um dos grandes surfistas da atualidade e atual terceiro melhor colocado no ranking global, o Posto B na Via Costeira é um dos seus lugares preferidos para surfar no Rio Grande do Norte: “No posto B tem uma onda mais difícil quando tem swell. É uma onda mais cavada, tubular, e de manhã cedo tem altos tubos também”.

Em esportes indoor, Natal está se reestruturando: em 2018, a prefeitura anunciou investimentos de mais de R$ 3 milhões para reorganizar a estrutura de quadras de basquete em alguns bairros da cidade.

Até o final do ano passado, foram entregues dezenas de novas quadras poliesportivas. Com a possibilidade da prática de esportes como basquete, futsal e vôlei, essas quadras abriram novas perspectivas para a capital potiguar.

Poker e futebol protagonizam os eventos esportivos

Natal vem se destacando em esportes emergentes, como é o caso do poker, uma das modalidades de maior ascensão do país. A capital já entrou na rota do maior circuito desse esporte da América Latina, o Brazilian Series of Poker (BSOP).

No ano passado, a etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP) ficou marcada na história do circuito. Pela primeira vez na história houve um bicampeão de uma etapa principal e na ocasião o competidor Saulo Sabioni foi quem conseguiu o feito. O evento foi um sucesso e centenas de pessoas disputaram a etapa no Serhs Natal Grand Hotel.

Além do BSOP, Natal também está na rota de outros importantes circuitos. No início deste ano, a cidade foi escolhida para sediar a primeira etapa da Nordeste Poker Series (NPS).

Quando o assunto é futebol, Natal tem algumas opções clássicas para acompanhar o esporte. Os tradicionais América de Natal e ABC, ambos fundados há 103 anos, protagonizam o futebol na capital.

O América está atualmente na quarta divisão nacional, no entanto, é o atual campeão potiguar. Já o ABC disputa a terceira divisão desde o ano passado, após ter sido rebaixado da Série B em 2017. O clube costuma mandar seus jogos no Frasqueirão, enquanto o América vem jogando na famosa Arena das Dunas, que foi sede na Copa do Mundo FIFA 2014.

Para se inteirar das novidades relacionadas ao âmbito esportivo em Natal, basta acompanhar alguns sites, como é o caso do Globo Esporte e T_Esportes.

Texto de autoria de Luara Lua Pereira de Marinis
Previous ArticleNext Article
Redação
Um novo jeito de blog :)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *