3 rolês que Natal tem em comum com Rio de Janeiro

Por Luana Biral

O Rio de Janeiro é um dos estados mais visitados por turistas estrangeiros e brasileiros, enquanto Natal é cada vez mais procurada como destino de férias ou lua de mel. Ambas as cidades carregam uma grande história e contam com pontos turísticos únicos. Para deixar essa “irmandade” ainda mais forte, descubra 3 rolês que Natal tem em comum com Rio de Janeiro para incluir na sua próxima viagem!

Rio de Janeiro x Natal

Rio de Janeiro e Natal estão distantes em mais de 2.500 quilômetros, mas basta dar uma olhada mais detalhada em suas paisagens naturais e seus programas culturais para entender onde elas estão conectadas. 

Suas histórias começaram ainda em 1.500 e as duas tornaram-se pontos estratégicos para a política brasileira. Com o clima sempre agradável de Natal e as atividades múltiplas do Rio de Janeiro, é possível sentir um pouco de cada local quando se visita as cidades. 

Se você está pensando em viajar para o Rio de Janeiro, ou conhecer um pouco mais de Natal, é bom incluir essas opções de programação em seu roteiro. A verdade é que dica de viagem nunca é demais e existe somente uma certeza: independentemente do destino, você vai ter uma ótima experiência no nordeste ou no sudeste.

Centro Histórico

Cidades com mais de 500 anos de existência certamente escondem segredos e lugares que nos remetem à outros tempos. Em Natal, o centro histórico tem na arquitetura sua principal característica, em um estilo que remete à construção portuguesa, com as casas em tons pastéis marcantes e ruas estreitas. O Teatro Alberto Maranhão faz parte do centro histórico (embora esteja fechado para reformas), além do Solar Bela Vista, uma importante obra de 1907 que hoje funciona como uma área cultural.

Já o centro histórico do Rio de Janeiro traz um retrato sobre o que foi o período de realeza no Brasil, tanto no aspecto luxuoso quanto na escravidão. Existe Free Tour Walking Rio reúne grupos de turistas para conhecer essa área com a presença de um guia, a pé e gratuitamente. É uma ótima opção para quem tem pouco tempo na cidade e quer aproveitar para aprender mais sobre nossa história.

Arquitetura da fé

Há quem goste de ir à igreja para fazer suas orações, mas há também aqueles que querem mesmo ver a arquitetura local. A Igreja de Santo Antônio, em Natal, é um bom exemplo disso. Construída em estilo Barroco e inaugurada em 1766, representa bem a decoração da época, com formas curvas e detalhes por toda a fachada. É também conhecida como Igreja do Galo por causa do cata-vento de bronze em forma de Galo em uma de suas torres. Conta ainda com um museu de Arte Sacra anexo.

Próximo a fundação da Igreja do Galo, em 1761 no Rio de Janeiro, se inaugurava a Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo. Por fora, o visitante observa uma construção em estilo clássico, enquanto o interior é ricamente adornado, seguindo o período Rococó da decoração. São centenas de detalhes, com muito ouro, o que passa a sensação de grandeza de uma época em que reis e rainhas ainda faziam parte da nossa realidade.

As praias

Não é possível definir qual cidade é melhor em termos de praias. Entre Rio de Janeiro e Natal, certamente existem diferenças que fazem de cada praia um verdadeiro achado. Em Natal, podemos citar a Praia da Pipa como uma das mais conhecidas, com sua água transparente e morna, ideal para as famílias. A Barra do Cunhau também é uma boa dica, que não é tão procurada pelos turistas, mas surpreende por sua beleza. 

Ipanema é sempre lembrada quando falamos do Rio de Janeiro. Afinal, além de ser eternizada em música, conta com uma vista incrível para a natureza e um pôr do sol que arranca aplausos. A Praia Vermelha também merece nossa atenção, embora seja mais conhecida pelos cariocas. É ali que se inicia a Pista Claudio Coutinho, que é um verdadeiro convite para se conectar com a natureza.

Cidades diferentes, belezas únicas

Sim, é possível encontrar muita semelhança entre Natal e Rio de Janeiro. O fato é que ambas as cidades são encantadoras e é sempre bom compartilhar boas dicas de viagem. Seja nas areias fofas de Natal, ou no agito do Rio de Janeiro, esperamos que você tenha uma ótima experiência nos seus rolês!

Previous ArticleNext Article
Redação
Um novo jeito de blog :)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *