7 lugares para você praticar esportes ao ar livre em Natal

Quem mora em Natal é agraciado por uma beleza natural fora do comum, e muitas vezes deixamos isso passar despercebido na correria do dia-a-dia.

Mas uma boa oportunidade para dar uma pausa nas obrigações da rotina e ainda cuidar um pouco da sua saúde é praticar uma atividade física ao ar livre.

Nada como se libertar de uma sala fechada e sentir o vento batendo no seu rosto, concordam?

Com o intuito de dar um empurrãozinho na prática desse bom hábito, fizemos uma listinha de lugares para você tirar o patins velho do armário e sair por aí:

1. Avenida Campos Sales

Para os que ainda não sabem, desde meados de setembro de 2014 um trecho de 2.274m na Av. Campos Sales, entre as ruas Potengi a Ceará Mirim, no bairro do Tirol, está sendo sinalizado e transformado em corredor para caminhada e corrida.

A avenida é utilizada como pista de caminhada e funciona diariamente das 05hs às 07hs e das 19hs às 22hs. A área reservada para os praticantes de atividades físicas é  sinalizada por faixas da cor azul.

Então, é só se preparar e correr com segurança!

2. Em frente e no Parque das Dunas

Aqui você ganha duas opções em um só tópico.

A primeira é correr e fazer trilhas no próprio Parque das Dunas curtindo a sombra das árvores e o barulho dos passarinhos (ficou piegas, mas é por aí mesmo. Bicicletas somente com aro até 20 e conduzidas por crianças de até 10 anos.). Lembrando que o horário de funcionamento é de terça a domingo de 08 as 17h30.

E o segundo é que pelo turno da noite, apesar do Parque ser fechado, bem na frente ao Bosque, na Alexandrino, um trecho fica iluminado e vira uma pista movimentada por pessoas correndo, caminhando e etc.

3. Via Costeira

Sabe quando os turistas põe os seus olhos na Via Costeira e ficam loucos pela nossa cidade? Muitas vezes perdemos esse encanto inicial por morar aqui. Mas que tal correr com aquele mar como parceiro? O calçadão está ali te esperando para isso.

4. Praia de Ponta Negra

Uma praia tão famosa e bela que oferece uma vista incrível para o morro do careca e ainda têm mil e uma opções de atividades físicas. Você pode começar o dia surfando, ou praticando stand up paddle, afinal a ideia de já acordar recarregando as energias no mar para começar o dia bem, parece atrativa.

Tem também slackline na areia, ou aquela corridinha de leve.

5. Calçadão Roberto Freire

O calçadão da Roberto Freire é um ótimo lugar para caminhar e correr. O lado positivo é que ele não tem restrição de horário e está sempre disponível para você.

Só tirar a melhor hora do seu dia para aproveitar e cuidar do seu corpo.

6. Parque da Cidade

Muitos ainda não conhecem o Parque da Cidade, e está aqui uma oportunidade para não só conhecer, como frequentar. Lá tem 04 trilhas para você aproveitar, estas são: Trilha Nascente, Do Vento, Do Lagarto e Do Pôr-do-sol.

Todas as trilhas ecológicas são pavimentadas, com áreas de descanso e sanitários, ainda há as trilhas interpretativas que permitem o contato direto com a fauna e flora do local, penetrando no meio da mata. Sem falar na opção de aluguel de bicicleta no loca.

7 – Ciclismo na Rota do Sol

148024

Um outra opção bacana é pegar a bike e andar  na Rota do Sol, entre Ponta Negra e Pium. A rota é, em geral, muito usada por ciclistas da região e é possível sempre encontrar uma galera que utiliza o trecho de aproximadamente 10km, principalmente à noite.

Infelizmente, a prática possui pouco (na verdade, nenhum) apoio do poder público, então leve equipamentos de proteção e de sinalização noturna e ande sempre em grupo para evitar assaltos.

 Bônus Track – Vale Encantado

1476488_388035574660097_1677140324_n

O Vale Encantado não fica exatamente em Natal, mas fica bem perto, cerca de 10km de Ponta Negra, em Pium. Para chegar lá , depois da estrada, você ainda faz um pequeno exercício físico: é preciso pegar uma trilha de mais ou menos 15 minutos (recomendamos que vá com alguém que saiba como ir, ou então se informe na página).

O lugar é uma maravilha: o Vale é um pedaço do paraíso no meio da nossa cidade e tem opções como slackline, tirolesa, tecido. É bem legal para ir de manhã, praticar esportes, almoçar.

A nossa dica é comer o açai orgânico que produzem no próprio Vale, um pouco mais caro que o vendido na cidade, mas uma delícia.

Previous Article
Alana Cascudo
Publicitária formada pela UFRN. Estudante de pós-graduação em MBA Gestão da Comunicação em Mídias Sociais na ESPM. Cinéfila, notívaga, apaixonada por viagens, gastronomia e assuntos relacionados. Sofrendo constantemente de insatisfação crônica, intolerante à lactose e totalmente desequilibrada.

Comentários

6 Comments

  1. Esta liberado andar de bicicleta no parque das Dunas? Pensei que só crianças podiam andar de bicicleta por lá. Outro ponto é a questão das trilhas no Parque da Cidade, "dizem" que são um pouco perigosas devido a proximidade de algumas comunidades….

  2. O Vale Encantado, ficou encantado com a lembranca de ser mencionado como bonus na sua pagina. Recebemos todos com muito carinho na nossa himilde vasa na floresta. Abracos encantados dos duendes do Vale

  3. Infelizmente é o comentário do Parque das Dunnas esta errado. Eu mesmo já fui tentar entrar com o meu skate e fui barrado, ñ deixaram nem eu ficar lá dentro com ele na mão, imagina andar.Acho absurdo, em outros parques fora daqui de natal eisso é super natural

  4. Tem outra opção interessante na Zona Norte, que é a avenida Itapetinga. Apesar de estar necessitando de reformas, com quase todos os bancos quebrados, possui um calçadão com 2.4km de ida e volta, com um simulacro de ciclovia, sem contar na faixa aos domingos para bicicletas, onde antes mesmo da Via Costeira fechava uma via inteira para uso popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *