Quem ainda não conhece a beleza das lagoas do Litoral Norte, agora tem 5 motivos para visitar esses verdadeiros paraísos e aproveitar cada pedacinho da natureza e da tranquilidade do lugar.

Depois do nosso post sobre as lagoas do litoral Sul, fizemos uma lista sobre as lagoas do Litoral Norte. Para aqueles que buscam atividades de ecoturismo e aventura, com um cardápio que vai do kitesurf, ao Stand Up Paddle, passando pela tirolesa, skiágua e passeios de caiaque; ou para quem quer simplesmente relaxar contemplando a natureza.

Todas as dicas foram fornecidas pelo nosso parceiro, o RNatural (corre lá para seguir, pois vale muito a pena).

1. Lagoa Azul

A deslumbrante e paradisíaca Lagoa Azul fica no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal. O lugar é de uma beleza impressionante. Além de desfrutar de um maravilhoso banho nas suas águas quase minerais, o turista também pode fazer passeios de buggy pela região, ou se preferir, tem as trilhas para os mais ávidos. O acesso se dá pela BR-101 até o trevo de Pititinga, entre à esquerda e siga por uma estrada de barro por cerca de 2 km, sentido Ceará-Mirim, depois entre à esquerda até chegar à Lagoa. Às margens da lagoa há um bar que serve refeições de comidas típicas da região.

Lagoa Azul Maxaranguape

Foto: Gideon Jackson Machado Alves.

2. Lagoa Peracabu ou Piracabus

Essa maravilha também fica no município de Maxaranguape, ideal para passar um dia agradável com os amigos ou a família. Para aqueles que gostam de atividade física, podem desfrutar de esportes aquáticos como o stand up paddle, caiaque, dentre outros. O acesso se dá de carro pela estrada que liga Maracajaú a Caraúbas, ou de buggy pela praia de Maracajaú, logo após o Manoa Park.

Para mais informações de como chegar às lagoas Azul e Peracabu, ligar para o telefone (84) 9931-7230 e falar com Rosineire, que também oferece passeios de cavalo, quadriciclo e buggy pela região.

Lagoa Peracabu Maxaranguape

Foto: Claudio Antonio da Silva.

3. Lagoa da Cotia

A belíssima e encantadora Lagoa da Cotia fica no município de Rio do Fogo, a 65 km de Natal. O acesso se dá pela BR-101 até a entrada da Praia de Zumbi. Na rotatória, entrar à esquerda e seguir por uma estrada de barro por cerca de 1 km. No local, é permitido o acesso ao público, porém, às margens da lagoa existem propriedades privadas (R$ 10,00 a entrada). Há também bares que servem refeições e alugam outras estruturas de lazer.

Lagoa da Cotia

Foto: Luis Barros.

4. Lagoa de Pitangui

Localiza-se no município de Extremoz, a 30 km de Natal. O lugar dispõe de uma boa infraestrutura para o turista, com bares e restaurantes de comidas típicas. Você ainda pode alugar caiaques para um gostoso passeio pela lagoa, andar de pedalinho e fazer Stand Up Paddle.

Lagoa de Pitangui

Foto: Trilhas e Aventuras.

5. Lagoa de Jacumã

Localizada no município de Ceará Mirim, a 35 km de Natal, a Lagoa de Jacumã é excelente para quem quer um banho de água doce e ter um pouco mais de aventura curtindo a famosa tirolesa e o skiágua. Na tirolesa, por meio de um cabo de aço, o turista desce da duna e cai dentro da lagoa; já no no Skiágua, você escorrega na duna em cima de uma espécie de lona até chegar à lagoa. Uma sensação incrível.

Lagoa de Jacumã

Foto: Trilhas e Aventuras.

Essas dicas foram apenas um aperitivo, o litoral Norte tem várias outras lagoas que valem a pena ser visitadas.