5 documentários sobre moda para você assistir no Netflix

Em alguns dias, até para os mais aficionados por moda, o único visual possível e perfeito é o bom e velho pijama com um balde de pipoca como acessório, numa balada chamada sofá. Ainda assim, dá para manter o glamour da moda por perto na companhia de boas produções audiovisuais.

O Netflix disponibiliza em sua plataforma excelentes títulos para os amantes desse universo, com produções documentais sobre a vida e obra de grandes nomes da moda com informações históricas, detalhes sobre a indústria e outros que retratam de forma divertida o mundo fashion.

Conheça cinco títulos relevantes para entender melhor esse universo:

Casablancas: O homem que amava as mulheres

O documentário dirigido por Hubert Woroniecki mostra a vida e carreira de John Casablancas, que ganhou projeção como o ‘descobridor de supermodelos’, tornando a agência Elite Models o maior sucesso do seguimento. Cindy Crawford, Linda Evangelista, Gisele Bündchen e Naomi Campbell são alguns dos nomes lançados por ele.

Jeremy Scott, o estilista do povo

O documentário conta o percurso feito por Jeremy Scott de uma fazenda em Kansas City, onde viveu sua infância, até seu momento atual rodeado por holofotes. Jeremy Scott é um dos estilistas mais famosos, proeminentes e criticados de sua geração, com uma visão divertida, bem-humorada, debochada e sarcástica da moda ele tornou a Moschino uma grande sensação, chamando atenção de celebridades como Katy Perry. No filme podemos ver que a controvérsia é seu sobrenome e que a crítica nunca o abalou: “Você não vê estátuas de críticos, você vê estátuas de lideres, artistas.”

Iris

O documentário dirigido pelo consagrado e premiado Albert Maysles faz um apanhado sobre a vida de Iris Apfel, uma designe de interiores que se tornou ícone de moda pelo seu estilo, personalidade e vanguardismo. Além de dicas mais que valiosas sobre moda Iris divide sua rotina, nos levando para um passeio mais que divertido entre compras e memórias dos seus 90 anos de vida.

“Você não é nem nunca será bonita, mas isso não importa, porque tem algo muito melhor: você tem estilo”, dispara em uma das cenas.

The True Cost

Já citado aqui no texto “Tu te tornas eternamente responsável por aqui que consomes” – link aqui – o documentário mostra o lado nada glamouroso do universo da moda e qual o custo por detrás de roupas caríssimas em desfiles luxuosos e como uma moda descartável é produzida. O documentário denuncia, ainda, os modelos de produção da indústria da moda com fábricas sobrecarregadas de produtos em países subdesenvolvidos e as condições precárias de quem trabalha nesse mercado. O documentário leva a questionamentos profundos sobre consumo, a relação de valor e preço e sobre os desejos que a moda insiste em despertar.

Franca: Chaos and Creation

O documentário produzido pelo cineasta italiano Francesco Carrozzini aborta a trajetória de sua mãe Franca Sozzani, lendária editora chefe da Vogue Itália. No título podemos revisitar muitos momentos de Franca à frente da publicação e a delicada relação entre sua vida pessoal e profissional nos 28 em que chefiou uma das maiores publicações de moda da itália. O documentário contou com a ajuda de Baz Luhrmann, amigo da família e famoso por produções como “O Grande Gatsby” e “Moulin Rouge”. O filme estreou com grande crítica positiva no festival de cinema de Veneza de 2016, ano em que Franca Sozzani faleceu aos 66 anos.

Previous ArticleNext Article
Henrique Avelino
Jornalista, escreve sobre moda e comportamento; é aficionado por arte e cinema e acredita no poder transformador dos livros, do plástico bolha e de uma boa xícara de café.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *