Streaming: O que são? Onde encontramos? O que produzem?

Canais de streaming, ou transmissão contínua, nada mais são que canais que permitem que você veja um compilado de conteúdos em uma plataforma sem baixar nada para o seu dispositivo, tudo é transmitido através da rede. Existem estes tipos de canais para vários segmentos, mas aqui vamos nós atentar para os destinados a títulos de audiovisual.

Os streamings surgiram tímidos no quesito produções originais, tinham um caráter de distribuição mais forte, do que de criação. Hoje a realidade já mudou, a Netflix (o serviço mais popular do Brasil) por exemplo, já possui mais de 700 conteúdos originais.

Streaming Premiado

Apesar disso, os títulos mais premiados sempre foram os das emissoras de TV, a HBO impõem uma certa hegemonia há um tempo nas premiações. No entanto, não podemos negar que a qualidade dos conteúdos desses canais alternativos vêm evoluindo e sendo reconhecido. Ano passado a série The Handmand’s Tale, produzida pelo canal americano Hulu, faturou as maiores premiações da noite destinadas a drama.

Este ano apesar de Game Of Thrones levar o prêmio de Melhor Série Dramática (considerado o mais importante da noite), foi The Marvelous Mrs. Maisel, que na categoria comédia arrematou 5 prêmios nas categorias principais, uma produção da Amazon Prime, que tem crescido muito em assinatura no Brasil, diante dos preços atrativos e de conteúdos alternativos.

A série conta a história da Senhorita Maisel, que vive uma vida perfeita nos anos 50, e após a separação descobre uma certa aptidão para a comédia e resolve, entre seus dramas de mãe de família, virar comediante de stand-up. Esta não é apenas uma história original, assim como é muito bem executada em aspectos técnicos, desde a sua contextualização histórica de roteiro ao figurino belíssimo, que usa seu contraste de cores e combinações, para se encaixar muito bem na sua fotografia, a qual está sempre contrapondo cores vivas nos detalhes a seus ambientes neutros.

E não é por ser comédia, que temos cenários limitados, ou personagens rasos, pelo contrário, a medida que a série evolui conhecemos mais ambientes e camadas de cada um dos personagens. A protagonista lembra muito a Lucille Ball, uma referência da época, recita trechos de monólogos infinitos com com um timing incrível.Tudo isso para dizer, os canais de streaming têm seu mérito.

A própria Netflix criticada pelo público em relação a qualidade de algumas de suas produções, levou 23 prêmios para casa, sendo os maiores ganhadores: The Crown, que arrematou 5 estatuetas, e o episódio especial da antologia Black Mirror, o USS Calister, assim como Godless levaram 4, cada um.

Competitividade

Não é a toa que muitos canais de TV tentam reverter esforços para popularizar suas plataformas na internet, como é o caso da Globo Play, que além de seus conteúdos originais está incorporando alguns conteúdos externos, como The Good Doctor, que já é virou uma febre Brasil, após o canal disponibilizar 2 episódios gratuitos. 

Com toda essa variedade e qualidade tornando-se cada vez mais acessível e viável, só quem ganha é o consumidor de entretenimento.

 

Previous ArticleNext Article
Karla Menezes
Amante das séries e filmes. Fã de heróis. Pós graduada em mídias sociais e blogueira do Cheia de Papo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *