Não é à toa que o litoral Norte está ganhando cada vez mais espaço no turismo potiguar. Suas belas praias, lagoas e rios, alguns de águas cristalinas, estão conquistando turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o Rio Grande do Norte. Fizemos uma lista de algumas das belezas que você encontrará quando estiver por lá. Confira!

Todas as dicas foram fornecidas pelo nosso parceiro, o RNatural.

1- Galinhos

Mar calmo, dunas, rusticidade, atmosfera bucólica, faz de Galinhos um destino imperdível para quem busca tranquilidade numa região quase isolada do litoral potiguar, distante apenas 160 km de Natal. Uma de suas atrações é saborear um delicioso banquete dentro d’água. Essa é uma das paradas do passeio de barco oferecido pelo Jr Tubarão, que também te leva para conhecer as salinas, os mangues e as belas praias da cidade.

RNatural

Foto: Dri Castro – Galinhos.

2- São Miguel do Gostoso

Um pedacinho de paraíso que a cada dia vem sendo descoberto por turistas que buscam sossego e diversão, devido ser um dos melhores lugares do Brasil para esportes de vela, como kitesurf e windsurf. Suas belas praias são um convite para passear sem pressa, contemplando os variados tons de azul do céu e do mar. Na cidade, hotéis e pousadas oferecem boa infraestrutura para o turista. Localiza-se a 108 km de Natal. Vale muito a pena passar um dia admirando as belezas de Gostoso.

RNatural

Foto: linhaimaginaria.com – São Miguel do Gostoso.

3- Touros

Conhecida como a esquina do continente, Touros se destaca pelas belezas das suas praias, com mar calmo e emolduradas por coqueirais e recifes, distante cerca de 85 km de Natal. A cidade conta com boas pousadas e restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. É lá onde fica o Farol do Calcanhar, o mais alto do Brasil, construído em 1908, com 62 metros de altura e 298 degraus. O farol é aberto à visitação aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Desde o seu topo, tem-se uma vista incrível da região.

rnatural

Foto: Max Mafaldo – Touros.

4- Rio Catolé

Localiza-se no distrito de Catolé, em Rio do Fogo, a 90 km de Natal. Já imaginou você tomando um ba­nho rela­xan­te e de­li­cio­so nas águas calmas e cristalinas desse maravilhoso rio? Esse lugar é da­queles em que nós não temos von­tade de sair e esquecemos do mundo ao nosso redor. Uma maravilha potiguar.

rnatural-18

Foto: Tao Paradise Brasil – Rio Catolé.

5- Barra de Punaú

As belas paisagens de coqueirais, dunas e o encontro do rio com o mar, faz do Rio Punaú, também no município de Rio do Fogo, o complemento ideal para um dia especial com os amigos ou a família. Entre as atrações do lugar, destacam-se os passeios de caiaque; andar de quadriciclo; descer na tirolesa e no “esquibunda”; andar a cavalo; e o melhor, tomar banho no Rio Punaú, com suas águas calmas e mornas, perfeito para relaxar enquanto sente a brisa fresca do litoral.

RNatural

Foto: Joilson Garcia – Rio Punaú.

6- Piscinas Naturais de Perobas

Já pensou em tomar um banho relaxante nas águas padrão Caribe das piscinas naturais de Perobas? Essa é mais uma maravilha que fica em um distrito de Touros, próximo a Rio do Fogo, cerca de 70 km de Natal. Você sairá de lá surpreendido com o azul cristalino e transparente de suas águas.

RNatural

Foto: Larissa Oliveira – Parrachos de Perobas.

7- Praia de Pititinga

Sol, mar, dunas e belas paisagens são motivos suficientes para provocar aquela vontade de fazer as malas e viajar rumo à Praia de Pititinga, também no município de Rio do Fogo. A praia conta com uma boa infraestrutura para o turista, com pousadas aconchegantes e restaurantes de comidas regionais. Suas águas tranquilas e mornas permitem ao turista um incomparável banho de mar.

RNatural

Foto: Gy Medeiros Correia – Praia de Pititinga.

8- Zumbi

Ainda em Rio do Fogo, tem a praia de Zumbi, um refúgio para quem busca tranquilidade e um mar de águas calmas. Na beira mar, emoldurada por belíssimos coqueiros, existem quiosques que servem deliciosos petiscos e pratos à base de peixes, camarão e carne-de-sol. O destaque vai para as piscinas naturais que se formam durante a maré alta, permitindo um ótimo banho de mar.

rnatural

Foto: Zenaide Araújo – Praia de Zumbi.

9- Lagoa da Cotia

Rio do Fogo também tem lagoas! Destaque para a belíssima e encantadora Lagoa da Cotia. No local, é permitido o acesso ao público, porém, às margens da lagoa existem propriedades privadas (R$ 10,00 a entrada). Há também bares que servem refeições e alugam outras estruturas de lazer.

cotia

Foto: Luis Brarros – Lagoa da Cotia.

10- Olheiro de Pureza

Piscina natural de águas cristalinas formada pela nascente do Rio Maxaranguape. Essa maravilha fica na cidade de Pureza, a 65 km de Natal. (confira aqui nossa matéria exclusiva sobre o local)

Pureza-Foto-Wagner-Pereira

Foto: Wagner Pereira – Olheiro de Pureza.

11- Maracajaú

Conhecida pela beleza singular de seus espetaculares parrachos, a bela Praia de Maracajaú fica em Maxaranguape, a 60 km de Natal. Além de fazer mergulho em alto mar, você também pode andar de quadriciclo e buggy pelas belíssimas dunas da região e fazer Stand Up Paddle no Rio Piracabus.

RNatural

Foto: Parrachos Praia Clube – Maracajaú.

12- Árvore do Amor

Quem não gosta de fazer juras de amor para a pessoa amada? Melhor ainda se for embaixo da Árvore do Amor, em Maxaranguape. Segundo a lenda, “o casal que se beijar embaixo do arco formado pelos troncos da árvore nunca irá se separar”.

RNatural 3

Foto: Igor Anjos – Árvore do Amor.

13- Lagoa Azul

A paradisíaca Lagoa Azul é de uma beleza impressionante, preservada pela rusticidade do lugar. Deslumbre-se com um maravilhoso banho nas suas águas quase minerais e aproveite cada pedacinho da natureza e da tranquilidade desse paraíso. Às margens da lagoa há um bar que serve refeições de comidas típicas. Localiza-se também em Maxaranguape. Para mais informações de como chegar à lagoa, ligar para o telefone (84) 99931-7230 e falar com Rosineire.

RNatural
Foto: Gideon Jackson Machado Alves – Lagoa Azul.

14- Lagoa de Pitangui

Localiza-se no município de Extremoz, a 30 km de Natal. O lugar dispõe de uma boa infraestrutura para o turista, com bares e restaurantes de comidas típicas. Você ainda pode alugar caiaques para um gostoso passeio pela lagoa.

rnatural

Foto: trilhaseaventuras.com.br – Lagoa de Pitangui.

15- Genipabu

Um dos destinos turísticos mais procurados no RN está a 25 km da capital. As dunas de Genipabu mesclam um ar de deserto com o cenário paradisíaco de um mar de águas mornas em volta de montanhas de areia branquinha, que do seu alto revelam a vista mais bonita que se tem da Cidade do Sol. Para esse destino, buggy e skibunda são seus aliados na diversão, basta escolher… “com ou sem emoção?”

RNatural

Foto: Miguel Solano – Dunas de Genipabu.

Essa lista foi apenas um aperitivo, o litoral Norte potiguar tem muitos lugares fantásticos que merecem ser visitados. Você pode ver esses e outros lugares legais no RN na página do nosso parceiro, o RNatural.