12 filmes clássicos sobre viagem no tempo para você assistir neste final de semana

O tema sobre viagem no tempo costuma ser uma receita de sucesso.

Isso porque mesmo que o assunto seja característico de filmes de ficção científica, o tema traz conceitos sobre moralidade e reflexão relacionadas a ações de causa consequência, proporcionando quase sempre plots inesperados.

Por isso, além de aventuras e conceitos nerds, estes filmes rendem ótimos romances, dramas e comédias. Separamos 10 filmes clássicos sobre viagem no tempo que serviram de base para muitos outros mais recentes.

01. De Volta Para O Futuro

O filme de Steven Spilbeger é um clássico nerd da Sessão da Tarde. Um grande blockbuster que marcou toda a geração da década de 80 e 90 com sua trilogia. O adolescente Marty McFly volta no tempo para 1950 a bordo de um Delorian construído pelo cientista Dr. Emmett “Doc” Brown.

Ao voltar quase 30 anos, conhece seus pais e interfere na vida deles, colocando em risco sua própria existência. Dessa forma, tenta reverter e fazer eles se apaixonarem novamente. Os nerds piram e criam milhares de cronologias e linhas temporais entre os filmes.

02. A Máquina Do Tempo

O longa de 2002 conta a história de um cientista que, após perder sua esposa em um acidente, consegue voltar no tempo. O problema é que após um acidente, ele viaja para 800 anos no futuro.

Por ser antigo o filme tem muitos efeitos que deixam a desejar, mas é um clássico baseado no romance de H. G. Hells de 1895 e no filme de 1960, vale muito assistir pela sua dinâmica.

03. Efeito Borboleta

O drama envolve o estudante Evan em várias realidades alternativas quando ele descobre que fortes dores de cabeça se combinadas com leituras do seu diário podem fazê-lo voltar ao passado e alterar certos trechos de sua vida, com consequências drásticas no futuro.

O filme nos faz refletir sobre a lei do caos e tem uma trilha sonora com muitos hits dos anos 2000.

04. O Exterminador Do Futuro

Não importa o filme da franquia, todos terão um androide vindo de um futuro dominado pelas máquinas, com o objetivo de voltar no tempo para tentar destruir de vez a rebelião.

No primeiro filme (1984), o exterminador é enviado para matar Sarah Connor que em alguns será a mãe de John Connor, futuro sobrevivente e líder da revolução contra as máquinas. Um clássico do cinema mundial, aclamado pelo público e pela crítica.

05. Doze Macacos

Receita para a viagem no tempo dar errado: vá ao passado com objetivo de salvar a humanidade, erre a data, conte as pessoas sobre sua viagem e seja internado em um hospício. Bruce Willis interpreta um prisioneiro, que vive em 2027 e deveria voltar para o ano de 1996 para colher informações sobre um vírus letal que assola a humanidade. Porém cai no ano de 1990. O filme é cheio de crítica social e ótimas atuações. O filme é um clássico cult de 1996 e exige atenção máxima.

06. A Casa Do Lago

Aqui não são pessoas que viajam no tempo e sim cartas. O romance conta a história de uma médica solitária, que vai morar em uma linda casa a beira de um lago. De repente ela começa a receber cartaz de um arquiteto frustrado em sua caixa de correio, com a evolução das correspondências logo apaixona-se por ele. Seria tudo lindo, se não fosse o fato de ele estar vivendo na casa dois anos antes dela. Esse paradoxo temporal nos remete a várias interpretações e reflexões: para os românticos uma história de amor, para os céticos de esquizofrenia.

07. Te Amarei Para Sempre

Henry é um viajante do tempo, que transita no espaço temporal sem controle por possuir uma mutação genética. Entretanto, o filme se passa na visão de Claire, que conheceu ele aos 6 anos de idade, mantendo o relacionamento de amizade e depois tornando-se sua esposa. Um dos filmes mais românticos sobre o tema já feito.

08. Star Trek

A série clássica dos anos 60 ganhou uma nova vida nas telonas em 2009. Para não se desfazer dos personagens antigos, J. J. Abrams (o diretor) usou das viagens temporais para introduzi-los. Ficou coerente e nostálgico para os fãs.

09. O Homem do Futuro

Nosso representante brasileiro na lista. Como não amar essa comédia romântica estrelada por Wagner Moura, que interpreta três versões de si mesmo neste filme, todas em busca de consertar as coisas com Helena, seu grande amor? O filme tem uma dinâmica muito interessante e eu o considero uma das melhores produções de ficção científica brasileira.

10. Interestellar

O filme é recente, mas trata pulos temporais como consequência de viagens espaciais, completamente baseado em física quântica e suas possibilidades. O filme possui um dos plotstwists mais elogiados do cinema. Levou um Oscar de melhor mixagem de som e foi o filme mais pirateado de 2015. Com um enredo destes, quanto menos souber, melhor!

11. Questão de Tempo

O filme nem é tão antigo assim, mas considero um das melhores comédias românticas do gênero. Um sujeito que volta no tempo várias, quantas vezes quiser para tornar o momento perfeito, mas sofre com a consequência de algumas escolhas. O filme é muito bem amarrado e bem escrito e com ótimos diálogos.

12. Meia Noite Em Paris

Tenho que confessar, um dos meus filmes preferidos. Amantes da literatura inglesa e da história da década dos anos 20 dificilmente não amaram. Mais um com Rachel McAdams no elenco, que faz mais uma esposa de um viajante, mas aqui ela faz uma personagem bem irritante e com bem menos relevância. O filme se concentra mesmo na história do escritor interpretado por Owen Wilson, que acaba viajando no tempo toda meia noite para encontrar seus ídolos.

É claro que deixamos muitos filmes bons de fora. O critério aqui foi escolher os mais clássicos ou as histórias mais originais e diferentes, que pudessem passear pelos diversos gêneros. Curtiu essas dicas? Então que tal ver a nossa listinha de filmes para assistir na Netflix?

Previous ArticleNext Article
Karla Menezes
Amante das séries e filmes. Fã de heróis. Pós graduada em mídias sociais e blogueira do Cheia de Papo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *