Mônica Mac Dowell realiza exposição fotográfica ‘Faces do Reduto’

A produtora cultural, Mônica Mac Dowell, mostra  seu olhar sensível  na exposição fotográfica ‘Faces do Reduto’ na Casa da Ribeira. O ensaio é composto pela seleção de múltiplas fotografias capturadas por Mônica na ocasião da pré-produção do seu curta-metragem “Rosa de Aroeira” (filme documentário que retrata as histórias de algumas mulheres criativas e fecundas residentes na Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso (RN). A  exposição só estará aberta para visitação mediante agendamento de segunda à sexta-feira, através do número de WhatsApp  (84) 98704 0265.

A mostra acontece dentro da celebração de 20 anos da Casa da Ribeira e reúne um acervo de trinta fotografias que foram impressas em canvas, bordeadas por cercaduras de madeira e decoradas por cetins policromos que circundam e abraçam delicadamente as fotografias produzidas por Mônica e os desenhos tramados em linho branco pelas mãos artesãs das labirinteiras do Reduto potiguar.  As fotografias transcrevem de forma inspiradora o dia a dia destas mulheres litorâneas e traslada de modo sensorial a paisagem agreste e a vida das suas personagens.

Historicamente as labirinteiras depositam na criação dos seus artesanatos um pouco do seu contexto e das suas histórias de vida por meio dos desenhos no tecido. As mesmas essências artísticas, inventivas e fecundas, estão presentes na Exposição Faces do Reduto que revelou – por meio da poesia e da textura impressas nas fotográficas – os múltiplos sentidos e as inúmeras semioses acerca da identidade criativa e produtiva das mulheres da Comunidade do Reduto.

Com a exposição a idealizadora pretende difundir a produção do labirinto tramado por estas artesãs femininas além de almejar o despertar e o interesse de investidores para a economia criativa da Região.

FICHA TÉCNICA

Fotos: Mônica Mac Dowell

Labirinteiras: Dona Mariquinha, Dona Deuzuite, Dona Salete, Dona Fafá, Dona Noêmia e Robéria

Consultoria artística: João Marcelino

Curadoria e tratamento de Imagens: Paulo Mac Dowell

Assistente de Produção: Robéria Menezes de Lima e Anderson Galdino (Nando)

Assessoria de Imprensa: Sollar Comunicação

Mídias Sociais e material gráfico: Atena Marketing

Patrocínio: Prefeitura de Natal e Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc

Apoio: Casa da Ribeira, Sebrae RN – por meio do Edital de Economia Criativa e Valéria Oliveira Produções

Realização: Green Point Produções

 

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é Comunicadora Criativa e Produtora Cultural, atua comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há dez anos. É gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *