Bailarinos do Rio Grande do Norte se preparam para intercâmbio no México

Através do convite do produtor cultural Marcelo Zamora, membro da Rede de Produtores Culturais da América Latina e Caribe, os bailarinos potiguares Mattheus Zo e Renata Soraya (do Grupo Diocecena, de Mossoró) e João Alexandre Lima (do Grupo Entre Nós Coletivo de Criação, de Natal) se preparam para uma temporada de intercâmbio no México a partir do mês de setembro. 

A ação integra o programa Conecta México, uma iniciativa que tem como foco conectar artistas, dinamizar propostas e agilizar a gestão cultural entre México e o resto do mundo. O Conecta prevê aulas e ensaios na Cia. Lux Boreal, importante companhia de Tijuana/Baja Califórnia, além de aulas de dança contemporânea, clássica, história da dança e gestão cultural no Centro de Danza y Producción Escénica.

Renata Soraya e Mattheus Zo do Grupo Diocecena. Fotos: Zenden Silva e Marcelo Zamora

O programa também prevê a montagem de um trabalho solo de cada bailarino que irá circular por cidades mexicanas e terá sua estreia oficial no dia 28 de outubro no Festival de Solos, Cuerpo al Descubierto na Cidade do México.

“Eu não poderia estar mais feliz. Me dedico ao ofício da dança há mais de 15 anos, essa oportunidade chegou com o tempo e a maturidade necessários para que eu pudesse aproveitar ao máximo. Poder conviver na rotina de outro grupo, em outro país, com outra possibilidade de enxergar a dança me motiva muito. Estou ansioso também para poder mostrar meu trabalho como coreógrafo, fora do meu país. Espero me contaminar com a dança que se faz no México e poder plantar sementes do meu trabalho por lá”, declara  o bailarino João Alexandre.

Complementando o intercâmbio entre Brasil e México, o artista Ángel Arámbula, membro fundador e co-diretor da Lux Boreal Dance Company, virá ao Rio Grande do Norte para realizar oficinas em Mossoró e Natal no período de 13 a 17 e 27 a 31 de agosto, respectivamente. As Oficinas são gratuitas e abertas para os praticantes da dança. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico: goo.gl/W4VNsL

O projeto é realizado com o apoio do Programa Conecta México Encontro de Dança – DANZA Mundo edição 2018, Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo (FIDESP), CIA LUX BOREAL e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal via Programa Djalma Maranhão, Sebrae RN via Edital de Economia Criativa, Pontalmar Praia Hotel e B’Beach Resort . Apoio cultural: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira ou Ceci Menineee é formada em Jornalismo, atua como produtora cultural e assessora de comunicação, é dj, plus size, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros, fotografia, moda, maquiagem, cinema, bons drinks e comidjinhas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *