Em alguns dias, até para os mais aficionados por moda, o único visual possível e perfeito é o bom e velho pijama com um balde de pipoca como acessório, numa balada chamada sofá. Ainda assim, dá para manter o glamour da moda por perto na companhia de boas produções audiovisuais.
O Netflix disponibiliza em sua plataforma excelentes títulos para os amantes desse universo, com produções documentais sobre a vida e obra de grandes nomes da moda com informações históricas, detalhes sobre a indústria e outros que retratam de forma divertida o mundo fashion.
Conheça cinco títulos relevantes para entender melhor esse universo:
Casablancas: O homem que amava as mulheres
O documentário dirigido por Hubert Woroniecki mostra a vida e carreira de John Casablancas, que ganhou projeção como o ‘descobridor de supermodelos’, tornando a agência Elite Models o maior sucesso do seguimento. Cindy Crawford, Linda Evangelista, Gisele Bündchen e Naomi Campbell são alguns dos nomes lançados por ele.
Jeremy Scott, o estilista do povo
O documentário conta o percurso feito por Jeremy Scott de uma fazenda em Kansas City, onde viveu sua infância, até seu momento atual rodeado por holofotes. Jeremy Scott é um dos estilistas mais famosos, proeminentes e criticados de sua geração, com uma visão divertida, bem-humorada, debochada e sarcástica da moda ele tornou a Moschino uma grande sensação, chamando atenção de celebridades como Katy Perry. No filme podemos ver que a controvérsia é seu sobrenome e que a crítica nunca o abalou: “Você não vê estátuas de críticos, você vê estátuas de lideres, artistas.”
Iris
O documentário dirigido pelo consagrado e premiado Albert Maysles faz um apanhado sobre a vida de Iris Apfel, uma designe de interiores que se tornou ícone de moda pelo seu estilo, personalidade e vanguardismo. Além de dicas mais que valiosas sobre moda Iris divide sua rotina, nos levando para um passeio mais que divertido entre compras e memórias dos seus 90 anos de vida.
“Você não é nem nunca será bonita, mas isso não importa, porque tem algo muito melhor: você tem estilo”, dispara em uma das cenas.
The True Cost
Já citado aqui no texto “Tu te tornas eternamente responsável por aqui que consomes” – link aqui – o documentário mostra o lado nada glamouroso do universo da moda e qual o custo por detrás de roupas caríssimas em desfiles luxuosos e como uma moda descartável é produzida. O documentário denuncia, ainda, os modelos de produção da indústria da moda com fábricas sobrecarregadas de produtos em países subdesenvolvidos e as condições precárias de quem trabalha nesse mercado. O documentário leva a questionamentos profundos sobre consumo, a relação de valor e preço e sobre os desejos que a moda insiste em despertar.
Franca: Chaos and Creation
O documentário produzido pelo cineasta italiano Francesco Carrozzini aborta a trajetória de sua mãe Franca Sozzani, lendária editora chefe da Vogue Itália. No título podemos revisitar muitos momentos de Franca à frente da publicação e a delicada relação entre sua vida pessoal e profissional nos 28 em que chefiou uma das maiores publicações de moda da itália. O documentário contou com a ajuda de Baz Luhrmann, amigo da família e famoso por produções como “O Grande Gatsby” e “Moulin Rouge”. O filme estreou com grande crítica positiva no festival de cinema de Veneza de 2016, ano em que Franca Sozzani faleceu aos 66 anos.
Jornalista formado pela UNP – Universidade potiguar – é assessor de imprensa corporativa da Us Comunicação e já escreveu em diversos portais sobre os mais variados assuntos. Hoje escreve sobre sua maior paixão no Apartamento 702, a sétima arte. Venera café, livros, filmes empoeirados, plot twists e hoje protagoniza um spin-off de vida fitness.