Morro do Careca: Conheça mais sobre o principal cartão postal de Natal

morro do careca

Um dos maiores cartões postais de Natal, uma das visões mais lembradas por turistas quando se fala na nossa cidade e também uma das nossas belezas naturais mais incríveis. Sim, estou falando do famigerado Morro do Careca.

Conheça mais sobre o morro mais famoso da cidade!

Como todos sabemos, o Morro do Careca, localiza-se ao extremo sul da Praia de Ponta Negra, praia mais famosa e turística da capital potiguar.

Com 107 metros de altura a duna recebeu o nome pela forma semelhante a de um homem calvo, criada pela vegetação.

Interdição para preservação

O morro foi o principal atrativo da região sul de Ponta Negra até a década de 90. Muitas pessoas podem afirmar que ainda é um atrativo, o que não é mentira. Porém, hoje apenas pelo visual (que, em si, já é magnífico!), ao contrário do que acontecia antigamente.

Os banhistas e turistas escalavam o morro e desciam com a ajuda de “esquibunda”. Além disso, era um exercício para os que o escalavam, e ainda era utilizado para passeios de buggy.

Morro do Careca - antigo
Foto: Íris Ciríaco

Desde o final da década de 90 tudo isso foi proibido. E apesar de muitos discordarem, o motivo da implantação da cerca de proteção é muito nobre. As autoridades buscam a preservação da mata de restinga e também para a areia não descer e consequentemente a altura do morro diminuir.

Morro do Careca em 1959
Morro do Careca em 1959.
Foto enviada ao Blog Curiozzzo por Eldanira Souto (filha do autor da foto – José Souto).

Portanto, atualmente é suspensa qualquer atividade sobre a duna.

Monumento Natural

Logo após a interdição e inserção da cerca, o Morro do Careca tinha o título de Zona de Proteção Ambiental ou Área de Proteção Ambiental (APA). Nesse sentido, como unidade de conservação da categoria uso sustentável, a APA permitiria a ocupação humana.

Estas unidades são criadas para conciliar a ocupação humana ordenada da área e o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Porém, em 2011, por decisão do CONEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), o morro passou para a categoria de Monumento Natural (MONA). Isso ocorreu como medida para restringir ainda mais o contato humano no local.

O objetivo do MONA é preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica. Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.

Tudo isso foi feito, pensado e decidido, visando manter a beleza e a integridade do local ao longo do tempo.

Portanto, as restrições atuais do Morro do Careca são bem claras. Não é permitida a realização de nenhuma atividade, além de observá-lo de fora da cerca de proteção enquanto curte a praia de Ponta Negra aos seus pés.

Morro do careca

Você sabe o que tem por trás do Morro do Careca?

Assim como o próprio morro, a região por trás dele é preservada e tem acesso super controlado, tornando-o quase impossível. Mas como a curiosidade é grande, existem diversas “teorias” do que o Morro do Careca esconde atrás de si.

Morro do careca
Foto: Visual Praia Hotel

Nesta parte do litoral, que também parece pertencer à praia de Ponta Negra, existe uma extensão chamada de “Praia das Tartarugas”, batizada assim por relatos de que seria local de grande desova de tartarugas marinhas.

Há quem diga também que é uma região de grande tranquilidade e também boa para surf. Devido à dificuldade de acesso, o local consequentemente é menos movimentado, o que leva algumas pessoas a crer que pode ser um pouco perigoso se aventurar por lá sozinho.

Seguindo essa parte do litoral é possível chegar na praia de Pium. Após esta temos a praia de Cotovelo, Pirangi do Norte e assim por diante.

A partir do aluguel de lanchas ou outras embarcações é possível realizar o trajeto. Ou para quem tem mais recursos, sobrevoar de parapente ou asa delta e descer direto lá, seria uma ideia incrível.

Espero que tenham curtido o texto e o conhecido um pouquinho mais do nosso colega Morro do Careca.

Já que estamos falando em litoral e belezas naturais, atravessa a cidade e confere nossa listinha de paisagens belíssimas para conhecer no litoral norte!

Previous ArticleNext Article
Débora Silva
Estudante de publicidade da UFRN, amante da cultura hip hop, torcedora do ABC e uma das redatoras top do Apartamento702.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *