Durante evento de lançamento realizado no último sábado, 27, para a imprensa, patrocinadores, apoiadores e convidados especiais, foram anunciadas em primeira mão as atrações da 30ª edição do Fest Bossa & Jazz, que será realizado em agosto na Praia da Pipa. Estivemos lá para ver o anúncio no Abacate – Casa do Mar, também em Pipa, com DJ e um show exclusivo de Sueldo Soares & Banda.
Considerado patrimônio cultural, turístico imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, o Fest Bossa & Jazz é um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Rio Grande do Norte. Realizado desde 2010, tem como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas da música instrumental, da Bossa Nova, do Jazz e do Blues, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos.
Para a edição comemorativa de 15 anos, a ser realizada de 15 a 18 de agosto, o Fest Bossa & Jazz trará nomes regionais, nacionais e internacionais, como Paula Lima, Regina Casaforte & Mazinho Viana, Bando de Sax, Os Eloquentes convidam Seu Pereira, Rayane Fortes, Caike Falcão e Ana Gal & Clube do Jazz Maceió.
No evento de lançamento foram anunciados:
Manu Le Prince (FR): uma das mais bonitas vozes do Latin Jazz na Europa. Cantora francesa nascida em Paris, compositora que com seu timbre quente e sensual, ela mistura intimamente sua influência do Jazz, estilo que conhece desde criança, com a Bossa Nova, MPB e ritmos étnicos. Seu mais recente álbum foi lançado em homenagem ao grande saxofonista e compositor americano Wayne Shorter, com algumas músicas de Milton Nascimento que foi o seu parceiro em 1975. No Fest Bossa & Jazz ela apresenta um show em formato quinteto e com a participação do saxofonista Jorge Continentino.
Alison Brazuca convida Diana Cravo (RN): Alison Brazuka, natural de Mossoró RN, começou cantando em igrejas por influência de seus pais que também cantavam em corais no mesmo ambiente, em 2005 criou o grupo Brazuka Jazz, que teve grandes atuações com grandes nomes nacionais e internacionais da música instrumental como Arthur Maia, Chico César, Gilson Peranzzetta, Simoninha, entre outros. Para os shows do Fest Bossa & Jazz, convidou a cantora potiguar Diana Cravo, recém-chegada de 14 anos em Portugal.
Macumbia (PB): grupo paraibano mistura salsa, cumbia e carimbó. Em 2024, Humano Melo entra como guitarrista e voz, trazendo uma nova dimensão sonora à banda. Além disso, Paula Sentis, uma talentosa cantora espanhola, junta-se ao grupo como vocalista, acrescentando sua voz envolvente e uma perspectiva internacional.
Day Maltese (RN): nascida na Argentina, começou sua jornada musical aos 17 anos com estudos e apresentações em diversos espaços. Em 2012 embarcou em uma viagem transformadora pela América latina e neste ano, chega ao Brasil para gravar seu primeiro álbum na Bahia e desenvolver sua carreira pelo nordeste brasileiro. Para o Fest Bossa & Jazz Day apresenta o seu Tributo a Rita Lee, acompanhada de Nicolas Aielloc (baixo), Gabriel Ceballos (percussão), Johny Casanova (teclados) e Mauricio Tavella (guitarras)
Os Chicos (RN): projeto idealizado pelos cantores potiguares Rafael Barros e Tiago Terras. O repertório, cuidadosamente escolhido para o Bossa & Jazz, leva ao público as muitas faces do compositor Chico Buarque celebrando seus 80 anos e clássicos que atravessam gerações. Vamos juntos celebrar a trajetória e a vida deste grande compositor brasileiro.
Camarones Orquestra Guitarrística & Frevo do Chico (RN): a Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda de rock instrumental criada em 2008. Tem 7 discos lançados e conta com uma extensa videografia com clipes, shows ao vivo e documentários de turnês. Neste show especial, de um lado, o rock vigoroso e dançante dos Camarones e do outro o força empolgante da metaleira ligada ao carnaval do Frevo do Xico, capitaneados pelo saxofonista Chico Beethoven, um dos principais musicistas do RN.
Trio Toró (RN) : formado por Diego Francisco Brasil (guitarra), Erick Firmino (baixo) e Silvio Franco (bateria). O trio toca um repertório de composições autorais e algumas versões de música brasileira, transitando pelo jazz e world music numa grande e livre fusão de ritmos e estilos.
Revolver (RN): ativa há 22 anos, a banda apresenta na 30ª edição do Fest Bossa & Jazz, na praia da
Pipa, um novo show temático, “Beatles B Sides”. O grupo recebeu o convite da produção do evento, um dos mais importantes festivais de música do Brasil, e preparou um repertório selecionadíssimo, formado apenas por algumas das pérolas mais raras do quarteto de Liverpool. É um show para emocionar qualquer beatlemaníaco! O Revolver é formado, atualmente, por Paulo Henrique, que assume os vocais, violões e os teclados; Cleo Lima na guitarra e nos vocais; Felipe Rebouças na guitarra; Carlos Aires no baixo; e Inaldo De La Penha na bateria e vocais.
O Fest Bossa & Jazz Pipa 2024 é realizado pela Juçara Figueiredo Produções com patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Norte, tem a Azul Viagens como companhia aérea oficial e apoio da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour e InterTV.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.