No mês de outubro muito se fala muito a respeito do movimento internacionalmente conhecido, o Outubro Rosa.

Para os que ainda desconhecem, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e divulga a importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama.

O movimento que começou nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York nos anos 1990, chegou ao Brasil em 2002.

O foco da campanha é na prevenção, pois o câncer de mama costuma ter bom prognóstico quando diagnosticado precocemente e quando é tratado de maneira adequada. No entanto, apesar de acontecer anualmente o alerta para as elevadas taxas de mortalidade continua aceso. Em 2011, 13.225 mulheres morreram no Brasil em decorrência de tumores nas mamas.

A doença ainda é a responsável pelo maior número de casos de câncer e de mortes no sexo feminino em todo o mundo. E o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 57.120 novos casos até o final de 2014, com cerca de 56 mulheres afetadas entre cada 100 mil.

Infelizmente, o autoexame ainda precisa ser incentivado, pois as mulheres, em geral, não têm o hábito de realizá-lo, seja por receio ou timidez. Por exemplo, você que está lendo este texto agora, lembra da última vez que fez o autoexame? É importante que a própria mulher tenha o hábito de examinar os seios, pois assim é mais fácil notar qualquer modificação nas mamas.

Para te ajudar segue uma ilustração ensinando a fazer o autoexame! Afinal de que adianta andar com laço rosa na roupa e não fazer a lição de casa? Se toque!

1

1. No espelho
Levante as duas mãos lentamente em frente ao espelho e observe se os seios têm o mesmo formato e tamanho.

2. Faça devagar
Ainda na frente do espelho, abaixe os braços devagar, observando se há alterações na pele.

2

3. No chuveiro
Levante um dos braços e coloque-o atrás da cabeça. Com a mão livre, apalpe o seio com a ponta dos dedos, como se tocasse um piano. Comece por fora e termine no mamilo.

3

 

4. Deitada
Coloque um braço atrás da cabeça e apalpe o seio em busca de saliências. Toque o seio de fora para dentro, só com a ponta dos dedos.

5. Axilas também
Agora, abaixe o braço e apalpe também a região que vai até as suas axilas.

Todas as mulheres após os 20 anos devem realizar o auto exame da mama mensalmente, 8 dias após a menstruação. Se surgir qualquer alteração, marque uma consulta no médico.

*Ilustração: Reprodução da Revista AnaMaria