O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA) promove agora em novembro apresentação do espetáculo Maré e oficina de práticas performáticas na dança na Casa Tomada, em Capim Macio. Os projetos foram contemplados por editais lançados pela Prefeitura de Natal/Funcarte e tem acesso gratuito.
A oficina ‘Práticas Perfomativas da Dança’ tem como metodologia principal as práticas e experiências pessoais dos proponentes, mantendo o foco ajustado para suas vivências no âmbito do Coletivo Independente Dependente de Artistas, no que se refere à criação em dança e performance no cenário das artes cênicas nordestinas. Como metodologia, os proponentes René Loui e Rozeane Oliveira utilizam os conceitos de diferenças, programa performativo e composição em tempo real na dança.
A oficina é aberta para artistas e não artistas, pesquisadores e/ou demais interessados a partir de 16 anos, a compartilharem de uma semana de trabalho. Os interessados em participar devem enviar um currículo resumido, seguido de uma breve carta de intenção, até o dia 10 de novembro, para o email coletivocida@gmail.com. São ofertadas 15 vagas para a oficina.
A imersão acontece entre os dias 11 e 17 de novembro, das 18h às 22h, na Casa Tomada, localizada na Avenida João Ferreira de Melo, 05, bairro Capim Macio, Natal. O encerramento da imersão contará com uma mostra pública do processo no dia 17 às 20h com ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19h.
A apresentação do espetáculo MARÉ acontece no período de 10 à 17 de novembro, também, na Casa Tomada. O espetáculo é gratuito, mas a quantidade de ingressos é limitada. Criado por René Loui e Rozeane Oliveira, MARÉ é uma obra coreográfica que surge como uma alusão às formas como abordamos e estereotipamos a natureza híbrida de se relacionar. Uma metáfora sobre a modificação, sobre os vários níveis, sobre as intensidades e profundidades desse sentimento tão complexo. Maré fala sobre os modos de amar. O espetáculo problematiza através da dança discussões sobre gênero, questões raciais, alteridade e ainda a violência contra a mulher. Classificação indicativa: 16 anos.
Posts relacionados:
Espetáculo de dança celebra ancestralidade feminina em sinfonia de sapateado em apresentação única e...
Espetáculo Maré do Coletivo CIDA segue em cartaz no Palco Virtual do Itaú Cultural
Projeto Conexão Elefante Cultural vira série no Youtube e estreia nesta quinta-feira
Companhia Giradança estreia Economia da Encarnação
Rozeane Oliveira estreia novo solo intitulado 'Senhora das Nuvens de Chumbo'

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.