Bailarino potiguar apresenta nesta sexta-feira “O menino que desaprendeu a dançar”

O artista potiguar Álvaro Dantas, exibe na próxima sexta-feira(12) a mostra de processo de sua nova montagem “O menino que desaprendeu a dançar”. A apresentação acontece às  20h30 no canal do Youtube do bailarino. 


O trabalho tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, gira em torno do que é imposto aos meninos, que comportamentos eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. “O menino que desaprendeu a dançar” é ainda um exercício de tentativas de comunicar, levando em consideração a timidez, força e muitas fragilidades que envolvem esse tema. O espetáculo também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90/2000 período em que o artista se identifica.

“Sempre tive vontade de falar sobre isso, mas foi quando eu li o livro de Aureliano Medeiros “O menino que desaprendeu a chorar” que me encorajei mais e tenho ele como uma grande inspiração, assim como no livro o menino guardou suas lágrimas, outros meninos guardaram danças, cantos ou qualquer outra expressão em torno de sua liberdade”, declara Álvaro.

Apesar de não ser um espetáculo autobiográfico, o bailarino, agora como adulto, tenta revisitar o menino que existe dentro dele e para além dele, os de sua equipe que tem contribuído para essa nova narrativa.

“O menino que desaprendeu a dançar é sobre vontades e desejo de dizer, e dizer por todos os poros possíveis, é tentar desatar o nó cego da garganta. Poder quebrar um quadril é mover um mundo, o meu, talvez o seu.”, completa o artista.

Esse projeto foi contemplado no Edital de Fomento à Cultura Potiguar através da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultural, Ministério do Turismo e Governo Federal. O menino que desaprendeu a dançar integra a programação e tem apoio do Ponto de Cultura Giratório. 

Confira o teaser aqui

ÁLVARO DANTAS

Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical, residente em Parnamirim/RN. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino colaborador da Companhia Giradança , onde atua há 13 anos, é ator- fundador do Acordo Coletivo de Teatro, também é apresentador de eventos como o Domingo na Arena e da Fundação Parnamirim de Cultura.

Trabalhou com nomes como Toulla Limnaios, Mário Nascimento, Clébio Oliveira, Sofia Oriuela, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, Anderson Leão, dentre outros, circulou com espetáculos em diversos festivais nacionais e internacionais como Festival Palco Giratório em 2015, Vivadança em Salvador/BA e o Ano Brasil – Portugal na cidade de Coimbra, em 2013, também já esteve em residência artística e duas temporadas na cidade de Berlim, na Alemanha com o espetáculo “Die Eienen, die Anderen” uma colaboração da Companhia Giradança e Cie Toulla Limnaios , em montagens teatrais já participou de algumas como Céu de estrelas, Musical Beco da Alma, Studio Ribeira e Contos Potiguares. em produções audiovisuais atuou no Longa: O Alecrim e o sonho; Curta: Curta: Lá Fora; Clipe: Deixa o sol entrar) workshops e oficinas. Trabalhou em diversas campanhas publicitárias (Supermercado Favorito, Miranda Computação e Governo do estado do RN).

Recentemente fundou o Acordo Coletivo de teatro junto com outros atores e faz parte do Coletivo Insurgências Poéticas. Pensa na importância de colaborações de outros artistas em seu trabalho e na comunicação objetiva e espontânea com o público. Acredita que a sua formação não tem fim. Dando importância ao meio onde está inserido como ferramenta de afetações para criação.

 

Ficha técnica

Concepção e Criação: Álvaro Dantas
Direção visual: Daniel Torres
Dramaturgia do corpo: Alexandre Américo
Dramaturgia poética: Thiago Medeiros
Trilha Sonora: Luiz Gadelha
Produção: Celso Filho (Listo Produções)
Concepção gráfica: Caio Vitoriano
Foto: Brunno Martins
Audiovisual: Babi Baracho
Assessoria de imprensa: Cecilia Oliveira (Comunica Ceci)

 

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Cecília Oliveira
Cecília Oliveira é Comunicadora Criativa e Produtora Cultural, atua comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há dez anos. É gorda power, a mil por hora, apaixonada por glitter, cachorros e fotografia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *