O Réveillon se aproxima e com ele chega aquela vontade irresistível de obedecer alguma superstição ou fazer uma simpatia, tudo isso pra garantir, só por segurança, um ano novo melhor que o ano velho.
Não tem nem pra onde correr, porque até a pessoa menos supersticiosa do mundo acaba fazendo uma ou duas, mesmo sem saber. Réveillon que é Réveillon de verdade sempre vai ter uma superstição ou outra, isso é fato.
Sabendo disso, decidi trazer uma listinha de superstições e simpatias que, se você não conhece, vai passar a conhecer, e se conhece, muito provavelmente já faz. A lista é imensa, mas essas aqui são clássicas.
1 – Pular ondinhas
Falam que pular sete ondinhas dá sorte pro ano que está por vir e há quem faça um desejo pra cada onda. Então, você que decide como vai fazer. Dizem que é Iemanjá, a orixá rainha do mar, quem dá sorte e ajuda a conceder os desejos de quem vai pular as ondinhas. E olhe que quem nunca pulou ondinha logo depois da virada tem que pular ao menos uma vez na vida, é obrigatório. Se não pular, pode desistir da nacionalidade brasileira, viu? E olhe que natalense que é natalense, com praia bonita pra todo lado, tem mesmo é que pular todo ano.
2 – Calcinhas e cuecas coloridas
De uns tempos pra cá, o hábito de usar a roupa de baixo com uma cor específica para atrair amor, paixão, dinheiro, paz e tudo que há de bom vem se fortalecendo força. A campeã das cores, de longe, é o vermelho encarnado pra garantir um ano cheio de amor, quente que nem o Alecrim no pingo no meio dia.
3 – Para chamar dinheiro
Tem quem coloque uma nota dentro do sapato do pé direito, tem jogue moedas do lado de fora de casa pro lado de dentro, tem quem coloque uma folha de louro na carteira, tem quem coloque moeda nos bolsos da roupa, tem quem só coma carne de porco na ceia porque o porco fuça pra frente… Enfim. A lista é meio grande e vai longe, então, escolha uma e se vire.
4 – Roupas brancas
Todo mundo usa, já usou ou vai usar branco na virada do ano. Muita gente nem sabe que esse costume, bastante popular hoje em dia, também veio das religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda. O branco significa luz, pureza, paz e bondade, e vestir isso na virada significa pedir um Ano Novo cheio de harmonia e união.
5 – Lentilhas, uvas e romãs
Para garantir fartura e prosperidade os árabes comem uma colher de lentilhas na véspera do Ano Novo, os gregos comem sete caroços de romã e os mexicanos comem doze uvas. Além disso, também tem gente que acredita que nozes, avelãs, frutas cristalizadas e frutas secas também servem para atrair tudo isso, então, você pode escolher comer o que achar mais gostoso. Ou pode comer tudo junto, só pra ter certeza, né?