Não há lugar mais propício para buscar inspiração de moda do que na sétima arte. O cinema é uma grande fábrica de tendência e rende inspirações inusitadas caso o admirador de moda busque nos títulos certos novas referências. E apreciar um bom filme, além de relaxante e excelente exercício para recarregar as energias, é uma atividade ímpar para a criatividade.
Afinal, a caracterização e figurino é fruto de dispendiosas horas de pesquisa e, às vezes, trabalho minucioso de produção, um dos principais efeitos visuais que os atores possuem. É uma das ferramentas de narrativa e ambientação histórica mais poderosas do cinema. Nos presenteando incontáveis vezes com resultados espetaculares.
Para sair dos filmes com figurinos incríveis normalmente lembrados como Sex and the city e O diabo veste Prada, o Apartamento 702 reuniu ótimos títulos fora do radar para servir de inspiração na hora de compor o visual – além de ótimos entretenimentos.
Confira os 5 filmes cults com visuais incríveis para servir como inspiração:
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
O filme dirigido (e estrelado) por Woody Allen conta a história de Alvy Singer um humorista problemático que acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira. O estilo de roupa “tom boy” adotado pela personagem Annie Hall, interpretada por Diane Keaton no filme, se tornou referência da época e persiste até hoje como referência. Diane Keaton trabalhou junto com a figurinista na criação dos looks com pegada masculina e garimpou pessoalmente em brechós os blazers, coletes e chapéus usados pela personagem.
Cecil Bem Demente (2000)
Cecil bem demente é o sonho de qualquer amante de moda e filmes lado B. O título, que foi dirigido pelo polêmico John Waters, conta a história de um grupo de cineastas que tem como meta se vingar dos estragos ocasionados pelo cinema comercial de Hollywood, o título é um grande deboche a indústria cinematográfica e carrega um visual trash digno de prêmio. Destaque para a personagem de Melanie Griffith carregando figurinos mais que ousados.
Uma Garota Irresistível (2006)
Dirigido por George Hickenlooper e estrelado por Sienna Miller e Guy Pearce “Uma garoa Irresistível” se passa nos meados dos anos 60 e conta a história da Edie Sedgwick que conhece Andy Warhol e entra para a famosa Fábrica Warhol, se transformando na musa do artista pop. Um filme repleto de arte e figurinos espetaculares para os amantes de moda.
Pink Flamingos (1979)
Talvez um dos filmes mais polêmicos já dirigidos por John Waters. O filme conta a história de uma família desajustada que compete pelo título dado por um jornal americano de “pessoa mais repugnante do mundo”. O filme, que contém algumas cenas perturbadoras para os mais frágeis de estômago, merece destaque pela personagem Divine, uma famosa drag queem americana idealizada por Harris Glenn Milstead, grande musa de Waters. O visual de Divine foi ovacionado por amantes de moda nas últimas décadas se tornando um marco da contracultura.
Prét-à-Porter (1994)
O filme dirigido por Robet Altman tem um elenco super estrelado, nomes como Marcello Mastroianni, Sophia Loren e Julia Roberts dão vida aos personagens. A história se passa em Paris, durante a semana de apresentação das coleções prêt-à-porter, em meio a investigação de um assassinato na Câmara de Alta Costura. Além de grandes nomes encabeçando a atuação o filme traz boas referências de moda e ainda conta com uma trilha sonora mais que especial. Um título mais que obrigatório para quem ama moda, cinema e música.
Posts relacionados:
Cinépolis Natal Shopping tem opções especiais para ações empresariais, eventos e festas
14 filmes que te farão passar o final de semana colado na Netflix
Beleza amiga dos animais
19 lugares para se deliciar com comidas vegetarianas em Natal
Sete séries adolescentes fora do radar que você precisa conhecer

Jornalista formado pela UNP – Universidade potiguar – é assessor de imprensa corporativa da Us Comunicação e já escreveu em diversos portais sobre os mais variados assuntos. Hoje escreve sobre sua maior paixão no Apartamento 702, a sétima arte. Venera café, livros, filmes empoeirados, plot twists e hoje protagoniza um spin-off de vida fitness.