5 filmes fora do radar com figurinos incríveis para os amantes de moda

Não há lugar mais propício para buscar inspiração de moda do que na sétima arte. O cinema é uma grande fábrica de tendência e rende inspirações inusitadas caso o admirador de moda busque nos títulos certos novas referências. E apreciar um bom filme, além de relaxante e excelente exercício para recarregar as energias, é uma atividade ímpar para a criatividade.

Afinal, a caracterização e figurino é fruto de dispendiosas horas de pesquisa e, às vezes, trabalho minucioso de produção, um dos principais efeitos visuais que os atores possuem. É uma das ferramentas de narrativa e ambientação histórica mais poderosas do cinema. Nos presenteando incontáveis vezes com resultados espetaculares.

Para sair dos filmes com figurinos incríveis normalmente lembrados como Sex and the city e O diabo veste Prada, o Apartamento 702 reuniu ótimos títulos fora do radar para servir de inspiração na hora de compor o visual –  além de ótimos entretenimentos.

Confira os 5 filmes cults com visuais incríveis para servir como inspiração:

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

O filme dirigido (e estrelado) por Woody Allen conta a história de Alvy Singer um humorista problemático que acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira. O estilo de roupa “tom boy” adotado pela personagem Annie Hall, interpretada por Diane Keaton no filme, se tornou referência da época e persiste até hoje como referência. Diane Keaton trabalhou junto com a figurinista na criação dos looks com pegada masculina e garimpou pessoalmente em brechós os blazers, coletes e chapéus usados pela personagem.

Cecil Bem Demente (2000)

Cecil bem demente é o sonho de qualquer amante de moda e filmes lado B. O título, que foi dirigido pelo polêmico John Waters, conta a história de um grupo de cineastas que tem como meta se vingar dos estragos ocasionados pelo cinema comercial de Hollywood, o título é um grande deboche a indústria cinematográfica e carrega um visual trash digno de prêmio. Destaque para a personagem de Melanie Griffith carregando figurinos mais que ousados.

Uma Garota Irresistível (2006)

Dirigido por George Hickenlooper e estrelado por Sienna Miller e Guy Pearce “Uma garoa Irresistível” se passa nos meados dos anos 60 e conta a história da Edie Sedgwick que conhece Andy Warhol e entra para a famosa Fábrica Warhol, se transformando na musa do artista pop. Um filme repleto de arte e figurinos espetaculares para os amantes de moda.  

Pink Flamingos (1979)

Talvez um dos filmes mais polêmicos já dirigidos por John Waters. O filme conta a história de uma família desajustada que compete pelo título dado por um jornal americano de “pessoa mais repugnante do mundo”. O filme, que contém algumas cenas perturbadoras para os mais frágeis de estômago, merece destaque pela personagem Divine, uma famosa drag queem americana idealizada por Harris Glenn Milstead, grande musa de Waters. O visual de Divine foi ovacionado por amantes de moda nas últimas décadas se tornando um marco da contracultura.

Prét-à-Porter (1994)

O filme dirigido por Robet Altman tem um elenco super estrelado, nomes como Marcello Mastroianni, Sophia Loren e Julia Roberts dão vida aos personagens. A história se passa em Paris, durante a semana de apresentação das coleções prêt-à-porter, em meio a investigação de um assassinato na Câmara de Alta Costura. Além de grandes nomes encabeçando a atuação o filme traz boas referências de moda e ainda conta com uma trilha sonora mais que especial. Um título mais que obrigatório para quem ama moda, cinema e música.

Previous ArticleNext Article
Henrique Avelino
Jornalista, escreve sobre moda e comportamento; é aficionado por arte e cinema e acredita no poder transformador dos livros, do plástico bolha e de uma boa xícara de café.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *