Urbanocine realiza 2ª edição de festival potiguar de cinema em ambiente virtual

Em ano de pandemia com recomendações sanitárias para distanciamento e isolamento social, o Festival Urbanocine chega a sua segunda edição de forma virtual, com programação em plataforma de streaming e acesso gratuito.

A edição de 2020 acontecerá de 10 a 15 de dezembro e a programação contará com mostras de curtas, divididas em categorias nacional, potiguar e mostras dos trabalhos realizados pelos alunos durante as oficinas Urbanocine. Haverá também exibição de longas-metragens nacionais convidados, todos com versões com audiodescrição, e lives temáticas.

Na abertura do festival, será realizada a live “Como tornar seu evento acessível?” ministrada por Mimi Aragón. Logo a seguir, acontece a estreia do curta-metragem Urubá (Rodrigo Sena) e exibição do longa-metragem Meu Nome é Daniel (Daniel Gonçalves). As demais mostras estarão disponíveis na plataforma exclusiva de streaming desenvolvida para o evento.

Um dos destaques será a programação de oficinas relacionadas às áreas de cinema, educação e acessibilidade comunicacional. Na programação diurna acontecerão três oficinas: “Cinema e Educação” com Isaac Pipano, “Audiodescrição para Cinema” com Liliana Tavares, e “Distribuição de Curtas” com Anna Andrade. As inscrições estão abertas até 05/12 e podem ser feitas no www.urbanocine.com.br.

Abordando a temática “Para Vermos com Outros Olhares”, o Urbanocine traz uma proposta importante no meio audiovisual e se consolida como um dos festivais mais relevantes do Rio Grande do Norte. “A aposta do projeto é apresentar o cinema como fator socializador e ao migrar para o online, seguimos prezando pela acessibilidade e garantir a inclusão”, destaca Gustavo Guedes, coordenador do Urbanocine.

Realizado pela Ilha Deserta, o Festival Urbanocine conta o patrocínio da Cosern – Instituto Neoenergia, através da Fundação José Augusto e da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio do Governo Federal e Prefeitura do Natal, e apoio cultural da Inter TV e Ateliê Doce Freire.

Confira a lista dos filmes selecionados para o 2° Festival Urbanocine

Mostra Potiguar

Madrigal: Um Conto de Imagens por Palavras (2018, Dir: Felipe Oliveira e Gustavo Alcântara)

Natureza do Homem (2019, Dir: André Santos)

No fim de tudo (2017, Dir: Victor Ciriaco)

A Parteira (2019, Dir: Catarina Doolan)

Tingo Lingo (2018, Dir: Wallace Santos)

Vai Melhorar (2020, Dir: Pedro Fiúza)

Codinome Breno (2018, Dir: Manoel Batista)

Mostra Nacional

Saudades de Amélia (2020, Dir: Gaboroto, RJ)

Nova Redenção (2019, Dr: Rafael Rodrigues Ba/RJ)

O Véu de Amani (2019, Dir: Renata Diniz, BSB)

O Malabarista (2018, Dir: Iuri Moreno, GO)

Mulheres de Visão (2018, Dir: Milena Rocha, PI)

Profanação (2018, Dir: Estela Lappon, SP)

Fim (2109, Dir: Ana Dinniz, PB)

SERVIÇO:

Festival Urbanocine 2020

Inscrições para oficinas: até 05 de dezembro

Festival: 10 a 15 de dezembro de 2020

Mais informações: www.urbanocine.com.br e @urbanocine

Previous ArticleNext Article
Henrique Avelino
Jornalista, escreve sobre moda e comportamento; é aficionado por arte e cinema e acredita no poder transformador dos livros, do plástico bolha e de uma boa xícara de café.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *