Início » Zula Cia. de Teatro (MG) apresenta em Natal espetáculo que destaca o poder humanizador da arte

Zula Cia. de Teatro (MG) apresenta em Natal espetáculo que destaca o poder humanizador da arte

“Teve um dia que uma delas foi absolvida de uma pena de vinte anos. Teve um dia que uma delas surtou porque foi impedida de ir no enterro da mãe”, relatos como esses compõem a narrativa do espetáculo “Banho de Sol” da renomada Zula Cia. de Teatro, oriunda de Belo Horizonte (MG), que desembarca pela primeira vez em Natal para uma breve temporada de 17 a 19 de novembro na Casa da Ribeira.

“Banho de Sol” é fruto do projeto “A arte como possibilidade de liberdade”, composto, dentre outras atividades, por aulas de teatro que foram realizadas em um complexo penitenciário feminino ao longo de um ano, durante o banho de sol das participantes.

“A princípio, a ideia era somente fazer com que essas mulheres tivessem a oportunidade de vivenciar uma experiência artística, momentos de troca, de afeto, de integração entre elas e ver como essas atividades reverberavam no cotidiano delas. Mas a realidade vivenciada por nós foi tão intensa que nos provocou a criar uma obra para que esta vivência pudesse fazer ecoar as vozes destas mulheres em situação de cárcere”, destaca Talita Braga, atriz e fundadora da Zula Cia. de Teatro, que estrela o espetáculo ao lado das atrizes Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer e Mariana Maioline.

A obra retrata os encontros de quatro professoras de teatro que frequentavam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol ao longo de um ano. A peça aborda preconceitos, julgamentos, a crise do sistema prisional, o poder humanizador da arte, o afeto, a opressão, o abandono das mulheres em privação de liberdade, entre outros temas, a partir das memórias das professoras que foram de encontro a essa realidade.

Talita Braga expressa a imensa emoção de trazer o espetáculo “Banho de Sol” para Natal: “É a primeira vez que iremos nos apresentar na cidade, e a alegria é imensa, especialmente por ser na Casa da Ribeira, um espaço tão relevante do diretor, dramaturgo e ator Henrique Fontes, do Grupo Carmin, que admiramos profundamente.”

Ela destaca ainda a importância simbólica de expandir o trabalho da companhia para além do Sudeste: “Este espetáculo já foi apresentado inúmeras vezes em Belo Horizonte e aborda um tema urgente sobre a realidade de mulheres em privação de liberdade. Sair de BH e do Sudeste pela primeira vez é muito simbólico para nós, especialmente neste momento de retomada da cultura em nosso país. Contar com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para levar essa discussão aos estudantes de artes cênicas é algo que nos emociona profundamente”, completa Talita.

Os ingressos para “Banho de Sol” estão à venda por R$15 (meia) e R$30 (inteira) na plataforma Outgo (link: https://outgo.com.br/zulaciadeteatro). O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos e tem duração de 2 horas.

A circulação deste trabalho foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Departamento de Artes da UFRN, Daniel Torres Produções Visuais e Pró-reitoria de Extensão da UFRN. Patrocínio: MR Mineração. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

 

Fora dos palcos

Além das apresentações do espetáculo, o grupo também oferecerá uma palestra sobre o processo de concepção e construção de espetáculos de artes cênicas, intitulada “A experiência de criação do espetáculo Banho de Sol da Zula Cia. de Teatro”.

Com 1h e 30 minutos de duração, a palestra possibilita trocas com o público a respeito dos processos criativos e difunde a pesquisa sobre o teatro documentário. O evento acontecerá em 20 de novembro, às 10h30, no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo, no Departamento de Artes (DEART) da UFRN, com entrada gratuita.

Sobre a Zula Cia. de Teatro

Fundada em julho de 2010, em Belo Horizonte, a Zula Cia. de Teatro surgiu do anseio das atrizes Talita Braga e Andréia Quaresma em desenvolver um trabalho autoral. A companhia tem se destacado pela pesquisa em torno do teatro documentário, um gênero que se baseia em fontes reais para a elaboração de espetáculos.

Todas as informações sobre o Zula Cia. de Teatro podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do grupo. Acesse: www.zulaciadeteatro.com.br ou acompanhe no Instagram em: @zula_teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *