Depois do sucesso da primeira temporada da minissérie com o patrocínio do Itaú Cultural, a minissérie em dança, Plano de Abandono, volta para sua segunda temporada com o apoio cultural do SEBRAE/RN. Criada por Mainá Santana e René Loui com colaboração de Arthur Moura e Willy Helm , a segunda temporada estreia sua segunda temporada no próximo domingo, 29. A exibição acontece a partir das 20h e vai contar com bate papo com os artistas.
Nesse momento, os artistas se interessam em aprofundar a relação com as suas realidades, em casas que estão mental e emocionalmente difíceis de permanecer. De acordo com os artistas, os quatro episódios dessa temporada beiram a loucura, passeando, através da dança, pela sensação constante de enclausuramento, mas com a leveza de encontrarem força em suas ancestralidades.
“Cada episódio, entretanto, traz sensações diferentes para o público: aceleramentos, desaceleramentos, imaginários cotidianos e até dois planos sequência em um, produzidos em duas casas, por uma equipe mascarada e com muito álcool gel em suas mãos (difícil de segurar o celular e essa barra). Nessa temporada de Plano de Abandono, tanto Mainá quanto eu, trocamos objetos entre nossas casas, deixando os filmes com elementos que referenciam um episódio dentro do outro, como a sensação de viver vários tempos simultâneos”, declara René Loui.
Os artistas trazem uma história sem linearidade, contada como pequenos flashes de memória, um grande sonho – ou pesadelo. A ideia de criar imagens em dança sobre o corpo negro que não reforcem estereótipos, cuidando de suas ancestralidades, é o disparador para toda a produção da minissérie, especialmente em vista dos últimos acontecimentos. A segunda temporada da minissérie conta com a colaboração sonora de artistas potiguares como Luísa Nascim (Luisa e os Alquimistas) e Tiago Terras, (que lançará em breve seu novo single, “Mundo Real”). Conta também com a participação internacional de dois outros artistas sonoros Fabian Avilla (México) e Stereo Architect (Canadá).
René Loui, Mainá Santana, Arthur Moura e Willy Helm estão aprofundando, com Plano de Abandono, sua produção audiovisual em dança, embora sintam falta do contato presencial com o público de dança. A troca virtual, por meio de comentários, curtidas e mensagens diretas, levou os artistas à proposta de realização de um bate-papo virtual, após a exibição da segunda temporada. O público poderá perguntar o que quiser a respeito de toda a infraestrutura para construir os episódios, tirar dúvidas e ouvir curiosidades acerca de Plano de Abandono.
Confira o teaser da segunda temporada:
Acompanhe o projeto através do Instagram aqui.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.