Avançar para o conteúdo
Início » Longa-metragem norte-riograndense “Fendas” ganha as salas de cinema na França

Longa-metragem norte-riograndense “Fendas” ganha as salas de cinema na França

O longa-metragem de ficção “Fendas”, filmado inteiramente no Rio Grande do Norte e dirigido por Carlos Segundo, está em exibição comercial nos cinemas da França, como Les Carmes, Le Saint André des Arts e Le Méliès.

A obra conta a história de Catarina, uma pesquisadora do campo da física quântica que mora em Natal e estuda os espaços sonoros na imagem. Sua vida e pesquisa se misturam e convergem seu passado, presente e futuro nesta ficção que percorre diversos cenários reais da capital potiguar: das ruas às dunas, do Forte dos Reis Magos ao Parque da Cidade sob o olhar poético de Carlos Segundo. “Fendas” é uma produção entre Brasil e França das empresas Aun Filmes, Les Valseurs, O Sopro do Tempo e a potiguar Casa da Praia Filmes.


“‘Fendas’ é um filme que orbita o território universitário, científico e humano. Ironia do destino ou não, o filme surgiu em um momento singular em que a cultura e a educação sofriam (e ainda sofrem) ataques declarados por parte do poder público federal e do Ministério da Educação”, analisa o diretor Carlos Segundo sobre as razões de realizar a obra. No atual contexto ele acrescenta que “o filme não deixa de ser também um grito e uma resposta contra todo esse movimento crescente. Arte e ciência caminhando lado a lado em defesa do acesso irrestrito aos direitos básicos, à universidade pública de qualidade e às pesquisas científicas que transformam o mundo.”

“Mesmo os natalenses verão sua cidade diferente na tela pois o filme transforma locais cotidianos em poesia cinematográfica” revela Pedro Fiuza, diretor da Casa da Praia e um dos produtores do longa que vem trilhando uma sólida carreira em festivais, tendo estreado mundialmente no importante FID Marseille (França), em julho de 2019, e participado da Mostra Internacional de São Paulo (SP), Panorama Internacional Coisa de Cinema (BA), Ji.halava IDFF (República Tcheca), Cinequest (Estados Unidos) e Mostra de Cinema de Gostoso (RN) onde levou Menção Honrosa. “Algumas conquistas de ‘Fendas’ são inéditas para o RN ao integrar seleções oficiais e mostras competitivas de importantes eventos do cinema mundial” completa Fiuza.

“A experiência de gravar Fendas foi um processo que mexeu comigo enquanto ator. A direção de Carlos Segundo é extremamente precisa e te deixa viver os mistérios do filme, que você, muitas vezes, só entende quando vê o material na tela. Ser um ator potiguar em uma produção tão expressiva e simbólica é um orgulho”, afirma Ruston Liberato, que faz parte do elenco do filme.

Confira o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *