Início » Grupo Estação de Teatro estreia temporada virtual de espetáculo sobre a infância e a saúde mental

Grupo Estação de Teatro estreia temporada virtual de espetáculo sobre a infância e a saúde mental

Grupo Estação de Teatro estreia, de 11 a 13 de dezembro, a temporada on-line do espetáculo inédito de teatro para a infância “No Coração da Lua”. Com produção da BOBOX Produções, direção de Rogério Ferraz, que também assina a cenografia e iluminação; dramaturgia e música de Tonho Costa; direção de arte de João Marcelino, e elenco com Paulo Lima, Maria Flor e Rogério Ferraz, o espetáculo – que iniciou montagem em setembro de 2019 no TECESOL – terá duas exibições por dia, no canal Estação Criança, no Youtube. Em cena o elenco se divide em diversos personagens, assumindo uma estrutura de realismo fantástico, sem abrir mão do recurso dramático e da possibilidade de produzir encantamento no público, por meio das imagens e das canções que a encenação utiliza.
A peça traz para o centro do debate “a infância e a saúde mental” e conta – por meio de uma narrativa lúdica e poética uma encenação de linguagem contemporânea musical, com manipulação de bonecos e projeção audiovisual – a história da personagem Lua Numa bela manhã, e sem nenhuma causa aparente, acorda sem vontade de fazer nada e sem saber o que gostaria de fazer. Aquilo a incomoda muito, pois geralmente não é assim, é uma menina alegre, inteligente e prestativa. Para tentar reverter esta situação Lua conta com o amigo Juca, que propõe uma jornada para ajudá-la a reencontrar a vontade e a alegria.
Diversas pesquisas apontam a depressão infantil como um crescente mal se aproximando de todo o mundo. Por ser algo muito parecido com uma “simples tristeza” e pelo fato de crianças não terem discernimento o suficiente para expressar suas dores, este quadro se torna ainda mais complexo, exigindo dos adultos um olhar mais apurado. O psicólogo Ciro Sampaio foi o consultor técnico e acompanhou o desenvolvimento da peça: “Como psicólogo que acompanhou de perto a construção do trabalho, bate um orgulho quando vejo que o resultado alcançou o objetivo de dar evidência às questões que implicam saúde mental na primeira infância. Em alguma medida, ao assistir ao espetáculo, fica uma sementinha de convocação para que uma rede de apoio se faça presente diante das expressões emocionais que atravessam o dia a dia das crianças.”
Rogério Ferraz fala da relevância do tema: “Precisamos falar sobre isso! Desde o primeiro momento que Tonho me apresentou essa história, me senti com a missão, através do teatro e do cinema, falar sobre saúde mental para a infância.” Tonho Costa está feliz com o resultado final do espetáculo: “Estou realmente feliz por ver esse grupo que admiro tanto executando com enorme beleza o texto e a música. Apesar das dificuldades do ano de 2020, o espetáculo foi produzido. Eu sinto que o grupo aceitou o desafio, está entusiasmado pra chegar ao coração das pessoas e tratar de um assunto tão delicado, tão urgente e tão próximo.”
Além do espetáculo “No Coração da Lua” também estará disponível em E-BOOK : O livro infantil – escrito pelo autor Tonho Costa e ilustrado pelo designer Filipe Anjo, com consultoria do psicólogo Ciro Sampaio – é uma obra literária infanto-juvenil, derivada do espetáculo. O e-book será distribuído gratuitamente durante 30 dias, e o lançamento acontecerá na estreia on-line do espetáculo.
“No Coração da Lua” tem realização do Grupo Estação de Teatro e produção da BOBOX Produções, com patrocínio do Governo do estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto, através do Edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, Prefeitura do Natal e do Governo Federal, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, e apoio do SEBRAE RN através do Edital de Economia Criativa 2020. Para Arlindo Bezerra, coordenador de produção, “a somatória de todas essas instituições e recursos públicos e privados, foram fundamentais para a garantia da criação e temporada da obra cênica, sem a presença dessas instituições, o espetáculo não seria possível de acontecer. Agora temos uma obra pronta para circular o país e conquistar outros territórios.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *