Com um elenco não-hegemônico, formado por artistas com e sem deficiências, o espetáculo de dança Maré do Coletivo CIDA (RN) segue em cartaz no Youtube do Itaú Cultural, dentro da programação Palco Virtual. Espetáculo fica disponível até esta quinta-feira (1°)
Criado em 2017 pelo CIDA, Maré foi remontado como uma obra audiovisual, o espetáculo é uma metáfora dançada sobre os vários níveis, sobre as intensidades e profundidades do amor. Com coreografia e direção de René Loui e Rozeane Oliveira, a produção discute, pela perspectiva cinematográfica da dança, os diferentes modos de se relacionar. Problematizando gênero, raça, alteridade, capacitismo, e, ainda, violência contra a mulher. Participam: Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo. Maré conta com audiodescrição e LIBRAS.
“MARÉ tem repercutido muito positivamente nessa pré-estreia do Itaú Cultural. Nas redes sociais, profissionais com pesquisas relacionadas à dança e/ou à acessibilidade,assim como espectadores com e sem deficiências, têm nos contactado para dizer sobre suas impressões para com a obra. Percebemos uma identificação do público, seja pelas temáticas que MARÉ aborda ou pela possibilidade de fruição para todos. As devolutivas que temos recebido desde a noite de pré-estreia com o bate-papo até agora nos impulsiona a continuar pensando e produzindo uma dança acessível e diversa”, declara Arthur Moura,
“Foi de uma lindeza e emoção enorme ter participado do palco virtual do Itaú Cultural com a pré-estreia do Maré neste novo formato. Ver o nosso trabalho em expansão é muito gratificante, ainda mais por essa versão do Maré em junção com o audiovisual e sendo totalmente acessível contendo libras e audiodescrição. Estou muito ansiosa com a estréia oficial no Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual. Espero de verdade que muitas pessoas possam assistir essa obra e que mais editais nos possibilitem em dar continuidade com a acessibilidade em nossos trabalhos e na arte como um todo”, declara a bailarina Rozeane Oliveira.
Maré fica disponível até às 17h, no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural. Em agosto o Coletivo Cida realiza a estreia oficial de Maré, junto com o making of do processo, dentro da programação do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.
O CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (RN)
Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira o Coletivo CIDA é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por jovens artistas emergentes, negros, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com objetivo da profissionalização e subsistência através da dança. Ao longo destes quase cinco anos de existência e resistência, o coletivo já esteve presente nos palcos de mais de 15 cidades do estado do Rio Grande do Norte, em mais de 10 estados brasileiros, e conquistou a internacionalização, apresentando seu trabalho para países como Equador, França, Portugal, Suíça e Índia.
Ficha Técnica CIDA:
Coreografia e direção: René Loui e Rozeane Oliveira
Artistas convidados: Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo
Coordenação Geral e Produção Executiva:René Loui e Arthur Moura
Produção convidada: Arlindo Bezerra / BOBOX Produções
Direção de vídeo e captação: Gustavo Guedes e João Augusto / Ilha Deserta Filmes
Imagens Aéreas: Paulo Barroca / Barroca Box
Trilha original e sonorização: Paulo de Oliveira / Studio Promidia
Fragmento musical utilizado: Emune – She Didn’t Even Say Bye – Interstreet Recordings – Audiam (Publishing)
Roteiro, tradução e interpretação para Libras: Brígida Paiva
Roteiro audiodescrição: Thiago Cerejeira e Mayara Barreto
Audiodescritor consultor: Thiago Cerejeira
Locução audiodescrição: Gessyka Santos
Mixagem audiodescrição: René Loui e Gonzaga Neto
Web designer e identidade Visual: René Loui
Imagens de divulgação: Brunno Martins
Designer de iluminação: Priscila Araújo
Operadora de iluminação: Leila Bezerra
Assessoria de imprensa: Cecília Oliveira / Comunica Ceci
Figurino: René Loui e Rozeane Oliveira
Elaboração de projeto: René Loui e Arthur Moura
Parceiros: Casa Tomada, Ilha Deserta, Barroca Box, Comunica Ceci
Apoio: Lei Aldir Blanc – Prefeitura do Natal
Patrocínio: Prêmio FUNARTE – Acessibilidança Virtual, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Secretaria Especial de Cultura
Ministério do Turismo, Governo Federal
Realização: Coletivo Independente Dependente de Artistas
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.