O curta-metragem potiguar “Navio” foi selecionado para integrar a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros no 52º Festival de Cinema de Gramado. A obra é uma coprodução da Caboré Audiovisual, Made In Coophab e Máquina de Louco, criada pela atriz, roteirista e diretora Alice Carvalho.
Com direção de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real, “Navio” aborda a história de uma catadora de lixo, Dandara (Alessandra Augusta), e seu encontro com Exu Mirim (Tito Mariano). A obra traz mais uma parceria consolidada entre Alice e a banda BaianaSystem, abarcando faixas do álbum “O Futuro Não Demora” e colaboração de roteiro de Russo Passapusso, Filipe Cartaxo e Edgar.
Esse é o segundo curta-metragem potiguar a ser indicado ao troféu Kikito. Em 2015, o Rio Grande do Norte foi representado por “Sêo Inácio ou O cinema do imaginário”, dirigido por Helio Ronyvon, na 43ª edição do Festival.
“A seleção no 52º Festival de Cinema de Gramado representa uma conquista imensa para nós e para o cinema potiguar! É uma grande honra representar nosso estado no festival de cinema mais importante do Brasil, competindo pelo Troféu Kikito. Como produtora e distribuidora do curta-metragem, me emociono ao lembrar o quanto lutamos e persistimos para concretizar essa obra. Conseguimos! “Navio” está agora no circuito de festivais, sendo exibido em vários estados, e nos lembra constantemente que, apesar das dificuldades, o cinema potiguar possui uma força extraordinária e merece grandes conquistas e políticas públicas permanentes. Avante!”, declara Babi Barracho.
“A história de “Navio” começou em 2018, quando Alice Carvalho trouxe a ideia inicial do projeto para nosso núcleo de produção na Caboré Audiovisual, em colaboração com a banda BaianaSystem. Com muita perseverança, conseguimos o financiamento através da Lei Djalma Maranhão, com o patrocínio do Arena das Dunas, além do apoio crucial de diversos colaboradores, como MLB, Ocupação Valdete Guerra, a Deputada Estadual Isolda Dantas, a Vereadora Brisa Brachi, e o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias.”, relembra Babi.
“Navio” estreou na 10a Mostra de Cinema de Gostoso e este ano recebeu os prêmios de Melhor Direção de Arte, Figurino e Edição no 17o Curta Taquary. Em agosto, o curta chega a São Paulo, compondo os Programas Brasileiros do 35o Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum.
O 52o Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto e os Curtas-metragens Brasileiros serão exibidos nos dias 12 e 13 de agosto, no Palácio dos Festivais, além de exibição através do Canal Brasil, do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.