O Festival de Cinema Curta Caicó, destaque no cenário audiovisual nordestino, é um dos três finalistas da categoria Audiovisual do Prêmio Brasil Criativo 2024, que celebra o empreendedorismo criativo no Brasil. O Curta Caicó é o único representante do Nordeste entre os finalistas nesta categoria. A cerimônia de premiação será realizada nesta quinta-feira, 12 de setembro, na Casa Natura Musical, como parte do Festival Mundial da Criatividade.
Após passar pelas etapas de inscrição e habilitação, o Curta Caicó foi selecionado entre os oito semifinalistas pelo comitê organizador do prêmio. Em seguida, um júri especializado escolheu os três finalistas, entre os quais o festival caicoense, ao lado de projetos do Rio de Janeiro e de Ilhabela, São Paulo. O prêmio também contempla a produção de um documentário intitulado “Brasil Criativo”, que vai destacar os vencedores e seus projetos, promovendo a Economia Criativa brasileira.
O Prêmio Brasil Criativo é uma iniciativa da World Creativity Organization (WCO), organização privada de alcance global que promove a criatividade como alavanca para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável. Desde sua primeira edição, a premiação conta com o patrocínio da 3M.
Realizado em Caicó (RN) desde 2018 pela Agência Referência, o Festival Curta Caicó já se consolidou como um dos eventos mais importantes do audiovisual na região. O festival promove mostras de filmes, oficinas de formação em cinema, laboratórios para jovens roteiristas, além de rodas de conversa e debates sobre o setor. Em 2024, a 7ª edição do Curta Caicó acontecerá entre os dias 8 e 19 de outubro.
Raildon Lucena, sócio da Agência Referência, destaca o impacto do festival no desenvolvimento do audiovisual no Seridó potiguar: “O Curta Caicó tem fomentado o protagonismo de jovens seridoenses na produção audiovisual, com formações em escolas públicas e produções que abordam temas como o Patrimônio Material e Imaterial da região. É nossa missão fortalecer a cultura do Seridó através do cinema.” Seu sócio, Diego Vale, complementa: “Caicó entrou definitivamente no mapa do audiovisual brasileiro. Estamos muito satisfeitos com a repercussão do Curta Caicó e o crescimento do setor na região.”
A 7ª edição do Curta Caicó é realizada pela Agência Referência, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. O festival conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e MC Telecom, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, além de apoio da Místika, 10ª Direc, Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte e Los Angeles Brazilian Film Festival.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.