Você imagina que em 1614, um indígena Tupinambá foi morto por sua orientação sexual? Seria este o primeiro caso de homofobia registrado no Brasil?
Segundo o antropólogo Luiz Monteiro do Grupo Gay da Bahia, o indígena Tibira teria sido amarrado pela cintura à boca de um canhão. Tibira, por sinal, é uma palavra usada na língua tupi para designar indígenas gays. A morte de um deles é registrada pelo frade capuchinho Yves D’Évreux em seu diário “Viagem ao Norte do Brasil feita nos anos de 1613 e 1614″.
Com a intenção de fazer este resgate histórico, dando voz à resistência indígena e LGBT, o Juão Nyn, artista potiguar(a) residente em São Paulo lançou a sua dramaturgia de estreia ‘TYBYRA : Uma Tragédia Indígena Brasileira (Teatro de Retomada)”, uma ficção sobre o primeiro caso de TBLGfobia com um nativo, documentado no país.
O livro está a venda em formato de e-book na Amazon pelo valor de R$ 30,00 (acesse aqui), sendo gratuito para os assinaturas do Kindle Unlimited. Já o livro físico, esgotado no primeiro lote, volta as vendas no dia 15 de janeiro (link aqui), com a possibilidade de kits que incluem versão TLBG da bandeira do RN e miniatura colecionável do Tybyra.
Além da sua edição em e-book, o livro ultrapassa a barreira da divulgação tradicional, usando a internet como sua linguagem nativa, seja na propagação através de aplicativos de paquera ou no uso de filtros do Instagram Stories para motivar os leitores a realizarem leituras dramáticas dos atos da obra. Somado a isso, o livro foi distribuído gratuitamente em 9 aldeias indígenas do estado de São Paulo, com previsão de realizar a mesma ação, em breve, no Rio Grande do Norte.
Sinopse do Livro
1614, São Luís do Maranhão, Brasil.
Preso à boca de um Canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, Indígena Tupinambá, relembra a própria vida e propaga suas últimas palavras como se, depois de relâmpagos, o som dos trovões saísse de sua boca.
Posts relacionados:
Obras inéditas de Câmara Cascudo são encontradas no Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Livro "Ardência" de Thiago Medeiros será lançado neste domingo
Isabella Martino lança seu primeiro livro intitulado "Tango Mulher"
Thiago Medeiros lança novo livro de poemas com quase 200 poemas e prosas
Thiago Medeiros lança novo livro de poemas no Mahalila Café e Livros
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.