Avançar para o conteúdo
Início » Conheça a obra de Gillian Flynn, a rainha do plot twist

Conheça a obra de Gillian Flynn, a rainha do plot twist

O Apartamento 702 reuniu recentemente 8 bons livros que foram adaptados para o cinema (leia aqui) e nessa lista a ausência de Gillian Flynn é justificada pelo merecimento de um lugar especial para falar de sua obra. Elogiada não só pela crítica especializada, como também por colegas de oficio renomados, como o escritor de horror Stephen King, que teceu elogios públicos a suas duas primeiras obras “Objetos cortantes” (2006) e “Lugares Escuros” (2009).

Gillian Flynn, que é americana e natural do estado do Missouri, tem uma escrita muito própria dentro do suspense e já se consolidou como a rainha dos plot twits (reviravoltas, em tradução livre), característica marcante de sua obra, fazendo com que suas histórias tomem caminhos mais que inesperados. O que se tornou um grande atrativo para a indústria cinematográfica e televisiva, que adaptou livros como “Garota exemplar”, “Lugares escuros” e “Objetos Cortantes”, esse último para a TV em formato de série pelo canal americano HBO.

Flynn, que é formada em jornalismo, tinha o desejo de trabalhar como repórter policial, o que nunca se concretizou, já que preferiu se dedicar exclusivamente para a literatura. E é inegável que esse gosto pelo universo policial de crimes e personagens obscuros está mais que presente em sua literatura, já que são assuntos recorrentes de sua escrita, colocando personagens femininos fortes no centro da narrativa como vilãs excepcionais.

Mas, essa recorrência de personagens femininas que se distanciam completamente da doçura normalmente retratada pela literatura e que são originalmente más e egoístas incomodou grande parte dos críticos americanos, creditando a Gillian – que é assumidamente feminista – o título de misógina. Fazendo com que seu exercício de colocar a mulher como protagonista das tramas, ainda que como vilãs, fosse posto em xeque. O que felizmente não aconteceu, visto seu sucesso de vendas.

Gillian Flynn declara que sua literatura tem a intenção de distanciar as mulheres do papel de vítimas corajosas, mocinhas e de frágeis sobreviventes e coloca a maldade como parte indissociável do humano apresentando personagens femininas vorazes, complexas e multifacetadas. E pode-se considerar que essa é a inovação que Flynn traz para o seguimento de suspense e horror, que normalmente usa o caminho inverso para retratar as mulheres.

Seja você um aficionado por livros ou por cinema de horror e suspense, uma coisa é certa: obra de Gillian Flynn merece atenção e destaque não apenas pela qualidade, inovação e ousadia na criação, mas por se apresentar como um entretenimento grandioso e de muitas surpresas.

Conheça abaixo as três adaptações das obras de Gillian Flynn:

Objetos cortantes
Acompanha a história de uma jornalista que volta a sua cidade Natal para acompanhar o desdobramento de uma série de assassinatos. A história aborda temas como violência, automutilação e problemas familiares. Adaptado pela HBO em formato de série.

https://www.youtube.com/watch?v=VU9cY8hE62M

Garota exemplar
A história gira ao redor do desaparecimento de uma escritora de livros infantis onde seu marido se torna o principal suspeito de um possível crime. O filme foi dirigido pelo aclamado diretor David Fisher.

Lugares escuros
Acompanha a história de uma mulher em busca da verdade sobre o assassinato de sua família. Os desdobramentos acompanham seu irmão, preso como autor do crime. O filme tem Charlize Theron como protagonista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *