Saiba onde você pode doar sangue em Natal

Acredito que todo mundo conhece alguém que já necessitou de transfusão de sangue. Seja após sofrer um grave acidente, enfrentou a dura batalha contra alguma doença ou passou por complicações durante cirurgias. E conseguir um doador compatível pode ser um grande obstáculo nesse processo.

Infelizmente, ainda somos espectadores de inúmeras reportagens e campanhas de conscientização para que a população doe sangue. Em Natal, a unidade do Hemocentro sofre constantemente com a falta de bolsas de sangue em seu estoque, gerando angústia aqueles pacientes que estão no aguardo pela transfusão que pode salvar sua vida.

Esse belíssimo gesto de amor e solidariedade ao próximo deve se fazer cada vez mais presente na sociedade, para que tristes notícias como essas sejam extintas.

Pensando nisso, em Natal, uma iniciativa foi criada para a conquista de novos doadores: O direito a meia-entrada em diversos eventos na cidade. Bacana, né?

Segundo a Lei Municipal n°344/2011, é concedido meia-entrada para doadores regulares em eventos culturais, como cinema, espetáculos, shows e eventos esportivos. Basta apresentar a Carteira de Doador Regular atualizada, onde constam informações sobre a última doação realizada. Este benefício é concedido ao doador a partir da terceira doação de sangue.

Se você ficou interessado em se tornar doador de sangue, veja agora quais são os requisitos necessários para começar!

Quero ser doador! O que preciso fazer?

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos é preciso apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis);
  • Apresentar documento com foto com validade em todo território nacional;
  • Pesar acima de 50 kg
  • Estar bem disposto;
  • Não estar em jejum;
  • Não ingerir bebida alcoólica e alimentos gordurosos 12 horas antes do exame;

Veja agora como funciona o procedimento para tornar-se doador

O doador irá passar por diversas etapas para, de fato, conseguir fazer sua doação.

  • Ao chegar no posto de coleta, você terá que fazer um cadastro, e a partir daqui você receberá um código de verificação que irá lhe acompanhar até o final do processo.
  • Após isso, você será submetido a um “teste de anemia”, um procedimento rápido para verificar os níveis de hemoglobina do sangue.
  • O enfermeiro irá verificar seus sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos, peso e temperatura;
  • O doador passa por uma entrevista confidencial onde ele irá avaliar se a doação irá trazer riscos a sua saúde ou para o paciente que será beneficiado. Além disso, deve responder se possui alguma doença sexualmente transmissível. Nesta etapa, é importante que o doador seja o mais honesto possível com suas respostas. E não se preucupe! Suas informações serão mantidas em sigilo;
  • Se o doador conseguiu passar por todas etapas, seu sangue poderá, enfim, ser coletado. Cerca de 450 mL será colhido, além de amostras obrigatórias para a realização de testes.

Porém, se no sangue coletado for identificado alguma doença infecciosa como Sífilis, Hepatite B e C, HIV e Doença de Chagas, ele será descartado imediatamente. Dependendo dos casos, o doador poderá ser convocado novamente a repetir os exames.

Agora que você já sabe de tudo o que é preciso para fazer este belo gesto de solidariedade, veja agora onde você realizar sua doação de sangue em Natal!

Postos de coleta de sangue em Natal

Hemocentro Dalton Cunha

Endereço: Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol (próximo ao Bosque dos Namorados)

Horário de atendimento: Segunda à sábado, das 07h às 18h.

Telefone: (84) 3232-6701

Hemovida (unidade particular)

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 199, Petrópolis

Horário de atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 17h. Aos sábados, o Hemovida funciona das 08h às 12h.

Telefone: (84) 3202-4289

Hemocentro Zona Norte

A partir de 01 de Agosto, a região norte de Natal ganhará um novo posto de coleta. Mais um espaço para a comunidade fazer sua boa ação!

Endereço: Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (ADEFERN)

Rua Cariacica, 2000, Conjunto Santarém

Telefone: (84) 3614-2060

Shopping Cidade Jardim

Toda 1° quarta-feira do mês, uma unidade móvel do Hemonorte fica disponível à comunidade no estacionamento do shopping, em frente ao Real Botequim.

Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, Capim Macio

Partage Norte Shopping

Desde o mês de junho, o Partage Norte Shopping virou ponto fixo da unidade móvel do Hemonorte. As doações ocorrem toda terça-feira, além de abertura de cadastro para novos doadores.

Endereço: Avenida João Medeiros Filho, 2395, Bairro Potengi (em frente a C&A)

Telefone: (84) 3674-8200

WhatsApp: (84) 98189-8899

Além dos pontos fixos, o Hemonorte também faz diversas campanhas itinerantes pela cidade. Para saber quais serão os próximos bairros a receber a unidade móvel, acompanhe o site Doe Sangue RN e ajude a crescer esta corrente do bem!

Previous ArticleNext Article
Cecília Bezerra
Graduada em Rádio e Tv pela UFRN, redatora e apaixonada por mkt digital. É completamente louca por filmes e séries, e tá sempre procurando saber todas as novidades sobre cultura pop. Ama chocolate branco, tuitar sobre assuntos inúteis e correr ouvindo clássicos do rock.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *