A artista, cantora, poeta, bailarina, docente e pesquisadora da UFRN, Patrícia Leal lança nesta quinta-feira (29) músicas inéditas e autorais que compõem o cd intitulado ‘Continua…’. O trabalho conta com participação do violonista Ezequias Lira, junto com o pianista Eduardo Taufic e o percussionista Ramon Gabriel.
O lançamento acontece às 21h no canal do canal no youtube do Museu Câmara Cascudo e conversamos com a artista sobre esta novidade. Confira o que vem por aí:
702: Como surgiu a ideia de lançar este trabalho musical autoral?
Patrícia: Quem acompanha meu trabalho há mais tempo sabe que a música sempre teve lugar de destaque em minha trajetória. Em todos os meus espetáculos de dança contemporânea, sempre criei composições musicais, algumas em subtextos para outros instrumentistas criarem a trilha, outras que cantava em cena, em diálogo com músicos muito queridos como Euclídes Marques, Cláudio Soares, Divanir Gatamorta, Adriano Dias, Marcelo Martinez Vieira. Durante a quarentena, senti uma necessidade vital de continuar criando e me expressando com a minha arte, de alguma maneira, mesmo com o isolamento social. Comecei experimentando pequenos vídeos, em linguagens diferentes entre dança, música, performance, poesia, em uma série divulgada nas mídias sociais que intitulei: a arte continua…
Dessa necessidade e do reconhecimento da continuidade da criação, na maneira que escolhi para existir, nasce a gravação desse CD, meu primeiro, dedicado à Música Autoral Brasileira, uma continuidade em relação à minha trajetória artística múltipla, aonde a transversalidade de linguagens entre a dança, a música, a poesia, o perfume mora. Um desnudar-se, revelar-se, a partir das notas de topo, até as mais profundas.
702: Este trabalho traz diversas parcerias musicais, fale um pouco sobre elas pra gente:
Patrícia: Em 2015/2016 desenvolvi um espetáculo piano e voz, intitulado “Ponto Móvel” com Eduardo Taufic e, pouco tempo depois, o show “Menina dos olhos” (2018/2019) já com uma formação maior entre violão, percussão e piano, com Ezequias Lira, Ramon Gabriel e Eli Cavalcante. A partir desses trabalhos e da amizade com estes novos artistas, investi em minhas composições musicais e, dessas criações, nascidas em corpo e perfume, resolvi gravar um CD autoral e claro, precisava desses parceiros de longa data junto comigo.
702: Que sonoridades se fazem presentes neste trabalho?
Patrícia: Continua… traz sonoridades bem brasileiras que me aparecem em momentos de presença no cotidiano, principalmente aqueles momentos em que paramos para ouvir, perceber… e nos conectamos com as coisas mais simples como uma pedrinha na mão do seu filho, a luz entrando na janela em azul, a sensação da brisa do mar, uma lua cheia… pequenos momentos aonde a melodia balança os quadris, a poesia sopra aos ouvidos, o perfume cria-se em acorde.
Do momento de presença, a memória articula-se no agora e, depois, ao gesto, à fragrância, à poesia e no encontro com o outro em cordas, percussão… Cirandas, valsas, sambas… abrimos para você entrar.
702: Como está programado o lançamento de Continua…?
Patrícia: O lançamento do CD acontecerá, aos poucos, com apresentações musicais no youtube do Museu Câmara Cascudo, nosso parceiro, e apoiada pelo edital de eventos integrados UFRN -2021 (Proex/DEART/ PPGARC/PPGMUS).Nossa primeira apresentação abre com notas de lavanda, petit-grain, laranja doce e rosas no violão de Ezequias Lira, piano de Eduardo Taufic e percussão de Ramon Gabriel.
A exibição musical acontece paralelamente à programação da residência artística Improcesso 5, que promove o diálogo entre artistas em transversalidade de linguagens a partir da improvisação e suas possíveis dramaturgias.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.