Considerado um dos maiores festivais independentes do Nordeste, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) concluiu sua 14ª edição reunindo mais de 2 mil amantes do cinema e concedendo o prêmio à professora Kilma Batista, natural da cidade de Baía Formosa, na categoria “Curtas de 1 minuto – Meu primeiro filme”.
Com mais de 80 filmes exibidos, o festival teve uma programação variada com exibição de curtas-metragens e documentários, apresentações musicais, festival de pipas, feirinha de empreendedorismo e ações ambientais no Arteco Camp, espaço instalado na Fazenda Estrela em Baía Formosa/RN referência em sustentabilidade e artes integradas.
O filme “Minhas raízes” da professora Kilma Batista cativou o público e os jurados retratando a trajetória da família Pereira da Silva, por meio do Sr. Cicero Pereira. Um pescador que teve 2 filhos. Um deles é Cidclei, que aprendeu muito com os ensinamentos do seu pai, como por exemplo, fazer redes, pescar, e brincar de pipa. Professora da rede pública de ensino, ela produziu o roteiro baseada em fatos reais e tendo como cenário, a cidade de Baia Formosa.
Emocionada, a professora dedicou o prêmio ao Cicero Pereira. “Nunca imaginei poder ganhar essa premiação, mas agradeço a todos que reconheceram a importância dessa historia. Dedico ao meu compadre Cicero e espero que em breve ele possa receber”, disse Kilma durante o pronuncimento.
Entre os destaques da premiação, o filme “Calunga Big Rider” de Ana Carolina de Natal/RN ficou com o 2º lugar na categoria Curtas de 1 minuto e em 3º lugar, “Herança” de Rafael Brandão da cidade de Pouso Alegre/MG.
Na categoria Mostra Potiguar, a cineasta potiguar Lívia Motta venceu com o filme “Colchão D’água”, e na Perolas do RN “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo”, de Gabriel Victor foi consagrado vencedor. Todos filmes vencedores receberam troféu e os dez melhores da categoria “Curtas de 1 minuto – meu primeiro filme” vão ser exibidos em abril de 2024 no Festival OFF Câmera, na cidade de Cracóvia, na Polônia.
O Festival tem realização da GREMI Film, com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela e Dragmor Brasil.
Veja a lista de premiados na 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC)
Curta de 1 minuto – Meu primeiro filme
1º lugar – “Minhas Raizes” – Kilma Batista
2º lugar – “Calunga Big Rider” – Ana Carolina
3º lugar – “Herança” – Rafael Brandão
Mostra Potiguar – “Colchão D’água” – de Lívia Motta
Pérolas do RN – “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo” – De Gabriel Victor
Fotos: Potimidia
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.