O Kurta na Kombi encerra nesta sexta-feira (27) a itinerância ‘O Cinema é Rio’ com vasta programação no Complexo Rampa Cultural, em Natal. O projeto consiste em uma circulação pelos municípios do Rio Grande do Norte situados ao longo do Rio Potengi. A programação integra cinema, educação e meio ambiente de forma gratuita, com acessibilidade comunicacional garantida através de tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A itinerância ‘O Cinema é Rio’ percorreu mais de 500 quilômetros em 06 cidades banhadas pelo Rio Potengi: Cerro-Corá, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal. Através de oficinas, rodas de conversa e mostras de cinema, o projeto se voltou para as questões socioambientais e climáticas da atualidade, incentivando a reflexão e o engajamento do público junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 de maneira a contribuir para que alcancemos um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Para Marcelle Silva, produtora do Coletivo Kurta na Kombi, a circulação do projeto por tantos territórios diferentes foi motivo de muita alegria. “A itinerância O Cinema é Rio foi uma experiência incrível. Chegamos às cidades com essa proposta que reúne cinema, educação e meio ambiente criando uma conexão mais profunda com o público, colocando a arte e a cultura em um lugar de transformação da realidade.”
“Realizamos 10 mostras de cinema, 5 rodas de conversa e 5 oficinas de brinquedos ópticos em escolas públicas. Beneficiamos 1.000 pessoas em diferentes territórios, desde a região central das cidades até as periferias urbanas, comunidades rurais e quilombolas, pensando na democratização do acesso ao cinema nacional e potiguar, além da diversificação do circuito de exibição audiovisual no estado”, completa Marcelle.
“Compreendemos a importância do projeto Kurta na Kombi por ter em sua base a preocupação com as questões climáticas e ambientais. Está intrinsecamente atrelado à posição que a Potigás ocupa enquanto distribuidora estadual do combustível da transição energética, o gás natural, que faz a ponte entre os combustíveis fósseis e as fontes renováveis rumo à economia de baixo carbono”, afirma Marina Melo, diretora-presidente da Potigás, patrocinadora da itinerância ‘O Cinema é Rio’.
A programação no Complexo Cultural Rampa começa às 16h com o espetáculo “2050 Mundo Plástico” com Palhaça Fiorela. Com texto de Juliana Modro, a obra traz a Senhorita Bugiganga, uma catadora de resíduos sólidos, que por onde passa ensina e incentiva as pessoas a fazerem sua parte para cuidar e preservar o meio ambiente.
O evento segue com a exposição “Encontro do rio com o Mar” pelo Coletivo MAR (Movimento Arte de Rua), e roda de conversa com o tema “Rio Potengi: Práticas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente”. O debate traz como convidados: Joyce Clara, Tarcis Trajano e Mardone Pescador.
E para encerrar: Mostra de Cinema Ambiental às 19h. Serão exibidos: A Baleia Mágica (Dir. Douglas Alves Ferreira – SP, 2022); Cores Queimam (Dir. Felippy Damian – MT, 2024) Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Dir. Gustavo Guedes – RN, 2023) e Lagrimar (Dir. Paula Vanina – RN, 2024).
A circulação do Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto via programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal/RN, que desenvolve gratuitamente atividades de formação, circulação e exibição audiovisual com o objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. As ações se propõem à ocupação de espaços públicos acontecendo em ruas, praças, áreas de lazer, escolas e espaços culturais que são transformados em salas de cinema ao ar livre, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos seus 04 anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros da cidade do Natal, 25 cidades, e 05 estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo 14.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.
Veja a programação completa:
“O Cinema é Rio” no Complexo Cultural Rampa – Natal/RN
16h00 – Espetáculo Teatral
“2050 Mundo Plástico” com Palhaça Fiorela
16h00 – Exposição
“Encontro do Rio com o Mar” pelo Coletivo Mar
17h00 – Pôr do Sol
18h00 – Roda de Conversa
“Rio Potengi: Práticas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente” com Joyce Clara, Tarcis Trajano e Mardone Pescador
19h00 Abertura solene e Mostra de Cinema (com distribuição de pipoca ).
A programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade.
Posts relacionados:
Documentário celebra a trajetória do bailarino e ator potiguar, Zezo
10 filmes franceses atuais que você precisa assistir
5ª Edição do Cine Verão divulga curtas selecionados
FINC - Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa abre inscrições para a 14ª edição
Confira a lista dos 36 títulos que serão adicionados na Netflix em fevereiro
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.