A jornalista Idyane França lança livro de poemas que aborda diversidade de sentimentos vividos na pandemia. O lançamento ocorre no dia 25 de julho, no Mahalila Café e Livros, às 18h. A publicação já está em pré-venda iniciada pelo Instagram da escritora.
Desenvolvida em 2020, em plena pandemia do COVID-19, a obra conta com o prefácio da doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, mestre em Literatura Portuguesa pela PUC-RJ e pesquisadora do CNPq, Constância Lima Duarte.
“Revelia foi a forma que encontrei para manter minha sanidade mental no período momento em que as pessoas estavam enclausuradas, bombardeadas por notícias mórbidas e inseguras com o que estava por vir. Além de ser um livro que há muito tempo sonha com a liberdade de mundo, com o encontro de outros lares, de outros sentidos e de outras almas”, afirma Idyane França.
Editada pela JV Publicações, a obra possui ilustrações feitas pela própria escritora que trazem desde traços minimalistas às aquareladas explosões de sentimentos. Leia abaixo parte da sinopse da publicação:
“Revelia é um grito que há muito tempo está preso na garganta. Sufocado pelo medo, sufocado pela dor, sufocado pela insegurança, pelo convencimento da não possibilidade. Sufocar-se! Sim, minhas mãos também o sufocou. Pensei, se tem que ser sufocado, que seja por mim mesma. Mas há coisas que quanto mais tentamos estancá-las, mais elas escorrem, mais elas ganham força e rompem as barreiras, como represas que quando estouram saem devastando tudo que vem pela frente. Assim é Revelia, cortante, malcriado, contestador, imoralista e inconformado”.
Sobre a autora
Poeta potiguar, feminista e ativista do movimento negro, Idyane França iniciou sua carreira artística como atriz na Cia. Estalo de Teatro, participando do FEST EM CENA em 2007, com o espetáculo A Separação dos Dois Esposos de Qorpo Santo.
Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi ganhadora do XXII Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos (2016), pela Câmara Municipal de Natal/RN, juntamente com a rede de comunicação Mídia Ninja. Ao lado da também poeta potiguar, Olga Hawes, idealizou o projeto “No Olho da Onça”, que busca dar voz a poetas e artistas, ampliar a diversidade de literaturas que ocupam os espaços culturais e divulgar trabalhos feitos por mulheres que divergem da norma. Participou de 5 antologias.
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.