Início » Isolamento social entra em pauta no espetáculo “Estado de Apneia”

Isolamento social entra em pauta no espetáculo “Estado de Apneia”

O contexto da pandemia e o isolamento social entra em pauta na obra coreográfica “Estado de Apneia”, novo trabalho do Grupo Movidos que estreia nesta quarta-feira (28) com o patrocínio através do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020.

Para quem não conhece, o Grupo Movidos foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão junto com o bailarino Daniel Silva, em 2018 pela necessidade de apresentar um novo conceito de grupo para a cidade, onde pudessem ser mais livres em relação aos processos de criação.

Neste novo trabalho, com direção artística de Anderson Leão, os bailarinos Arthur Oliveira, Daniel Silva, Jamaica Macêdo, Vitória Souza e Will Gomes compõem um grupo de cinco pessoas desconhecidas que se veem imersos num problema pandêmico, e são forçados a um isolamento social, onde só poderão contar uns com os outros para sobreviverem ao caos que enfrentam, sem deixar de lado as bagagens que cada um já carrega consigo.

Para Daniel Silva, este espetáculo trata não só do contexto da pandemia, mas principalmente sobre a falta de empatia. “Em “Estado de Apneia” falamos sobre este momento de pandemia que estamos vivendo, e não somente a questão do vírus, como também, sobre tudo que isto está causando na humanidade, como o aumento da violência doméstica e outros males, além de pautar a urgente necessidade de encontrar essa conexão entre todos nós, para superar o vírus o mais rápido possível”, destaca o bailarino.

De acordo com Anderson Leão os desafios de montar um espetáculo de dança neste período foram enormes. “Estar juntos num momento em que o distanciamento se faz necessário, foi um desafio enorme. Procuramos nos cuidar, fazendo uso de máscaras, álcool gel  e evitando sair para outros lugares que não fossem estritamente indispensáveis. Ainda assim, o  medo de uma possível contaminação trouxe uma carga a mais de estresse e pressão para a montagem”, comenta o diretor artístico.

A estreia do trabalho será realizada nesta quarta-feira, 28 de julho, às 20h com exibição: através do canal do Youtube da Funarte.

Confira o teaser aqui:

Ficha Técnica

Concepção e Direção Artística: Anderson Leão

Bailarinos Colaboradores: Arthur Oliveira, Daniel Silva, Jamaica Macêdo, Vitória Souza e Will Gomes

Direção de imagem e edição: Artur Abrantes

Trilha Sonora: Travis Lake, Tom Adams e Signal

Produção: Tatiane Fernandes

Iluminação: Sérgio Gurgel

Registro fotografia: Amiel Abrantes

Patrocínio: Fundação Nacional de Arte – Funarte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil

Produção Executiva: MAPA Realizações Culturais

Apoio Cultural:  Studio Corpo de Baile e Casa da Ribeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *