Quantas vezes não ouvimos comentários preconceituosos sobre as Drag Queens? Estes muitas vezes justificados de maneira nada plausível com a frase “isto não é coisa de Deus”.
No meio de tanta intolerância, a fotógrafa natalense Rayssa Lima teve o insight de fazer um ensaio intitulado “God saves the Drag” (Deus salve as Drags), justamente com o intuito de combater todo o extremismo, propagar a tolerância com as diferenças, além de proporcionar uma nova visão sobre estes artistas corajosos que se “montam” nas noites.
A ideia, que surgiu depois de uma conversa casual com seu amigo Zé (que faz a Potyguara), resultou numa bonita sessão com três drags potiguares, Kaya, Ciara e Poty, escolhidas a dedo por suas histórias marcantes de coragem e superação do preconceito.
Confira o resultado da sessão “God Saves the Drag” acompanhada da história de cada modelo:
Lembrando que todas as fotos são de autoria da fotógrafa Rayssa Lima.
Kaya é uma drag bem presente nas redes sociais, procurando sempre humanizar a ideia que normalmente se constrói desse tipo de persona. Segue um perfil despojado e sem amarras a padrões que são criados em torno de uma drag queen. É totalmente ligada à militância e defesa de minorias e essa consciência a faz mais segura e emponderada quanto ao trabalho que realiza. Assim, continua exercendo com ciência seu papel sócio-político e artístico enquanto drag queen. Kaya numa palavra: Representatividade.
Ciara LeGlam é diferente, pois sua proposta é mostrar simpatia, irreverência, criatividade, diversificação, carisma e a arte de ser DRAG QUEEN. Além de bonita e cheia de ideias inovadoras, ela vem fazendo um trabalho de desconstrução social de tabus e preconceitos no meio LGBT. Com menos de 2 anos como drag, já mostrou que veio pra ficar.
Potyguara Bardo ainda menina entendeu como as realidades funcionam e, ao transcender, sua mente vagou pelas mentes de diversos seres dos universos, vivendo histórias dignas de desenhos animados e aprendendo lições óbvias, mas valiosas. Sem um hospedeiro por muito tempo, ouviu os clamores de um jovem conterrâneo seu que adora lacrar; baixou em seu corpo e hoje ela está de volta à sua cidade Natal…como drag.
OBS: Em breve também será feita uma exposição com as fotos inéditas deste ensaio, ainda sem mais informações.
Posts relacionados:
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.