Avançar para o conteúdo
Início » Festival Cinépolis do Cinema Nordestino acontece em Natal

Festival Cinépolis do Cinema Nordestino acontece em Natal

A Cinépolis traz uma experiência única para os amantes do cinema: o 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino chega para celebrar e valorizar as produções da nossa região.  O evento está agendado para o período de 12 a 18 de outubro e será realizado em quatro capitais da região: João Pessoa, Fortaleza, São Luís e Natal.

A iniciativa é inédita no contexto do parque exibidor brasileiro e reflete a visão compartilhada pela produtora Bolandeira Arte & Films, a mesma que chancela o Fest Aruanda, mais antigo festival da capital paraibana. O diretor da Cinépolis Brasil, Luiz Gonzaga de Luca, também renomado estudioso e pesquisador do cinema e seu suporte digital, acredita que a realização deste primeiro festival é uma forma de valorizar o cinema produzido no Nordeste:

“Nos muitos anos em que se realiza o Festival Aruanda em João Pessoa, formou-se um expressivo público fiel ao evento, tendo a cada ano, a introdução de uma geração mais jovem ansiosa em ver aos filmes. Chamou-nos a atenção que, mesmo existindo muitos festivais em capitais dos estados do Nordeste, falta um reconhecimento que existe uma cinematografia regional de um cinema com características tão distintas e, ao mesmo tempo, confluentes. Muitos cinemas do Brasil realizam festivais que engradecem a cinematografia de outros países. Porém, não existe um festival não competitivo que mostre a riqueza dos filmes produzidos fora do eixo Rio-São Paulo. Começaremos por apresentá-los em 4 capitais do Nordeste, mas temos a ambição que seja possível em curto prazo estender a exibição para todos os estados do país.”

A curadoria, assinada por Lúcio Vilar, fundador e diretor do Fest Aruanda, será um recorte do que há de mais significativo nos últimos anos da produção audiovisual do Nordeste.

“Além disso, vamos destacar em cada estado, dois profissionais veteranos e em atuação, assim como dois que serão homenageados postumamente, por suas respectivas contribuições históricas”, acrescenta o curador que reitera o sentido de valorização do cinema com “sotaque nordestino’ e o ineditismo do evento. Os homenageados da primeira edição do Festival são: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão).

Os filmes deste festival dialogam profundamente com a nossa realidade e vivência. Um exemplo é “O Alecrim e o Sonho”, um comovente drama filmado aqui em Natal. A história narra o cotidiano de Vicente, um professor aposentado e viúvo, residente no bairro do Alecrim. Vicente vive entre sonhos lúcidos e a realidade desafiadora do mundo contemporâneo.

Os homenageados da primeira edição do Festival são: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão). Os ingressos vão custar R$12

Veja a programação:

QUINTA, DIA 12/10 – 20h30

FILME DE ABERTURA – Boi de Prata – (Fic) Dir. Carlos Augusto Ribeiro Jr. – (Diretor Homenageado/Póstuma)

1972 / 90 min / Drama 

Direção: Carlos Augusto Ribeiro Jr. 

Roteiro: Carlos Augusto Ribeiro Jr.

Elenco: Álvaro Guimarães, Luiza Maranhão, Lenicio Queiroga

Classificação Indicativa: a definir 

Sinopse: “Em Caicó, Rio Grande do Norte, Elói Dantas, o rico herdeiro de um fazendeiro, volta da Europa para ampliar os negócios do pai. Vem com a mulher Beatriz, sempre bêbada e louca para voltar para Londres. Associado a grupos estrangeiros, Elói quer explorar ouro e xelita (sic) e para isso tenta se apropriar do pequeno sítio de Antônio Vaqueiro, rico nos minerais. Antônio, que já não tem nada (até seu último boi morreu de fome), recorre a Maria dos Remédios, uma curandeira cigana, e a Tião Poeta, fazedor de versos e sonhador, para ajudarem-no a salvar o pedaço de terra que lhe resta. Ela transmite seus conhecimentos sagrados a Tião para que ele, armado com o sonho e a magia popular, enfrente a crueldade do fazendeiro. Em suas fantasias audiovisuais, o poeta sonha com o boi de prata, um boi brilhante e misterioso, símbolo da libertação do povo. Elói Dantas contrata um grupo de jagunços armados para invadir a terra de Antônio. Este, junto com Tião, construiu um muro de pedras, sua música arma de defesa contra os invasores, que logo o destroem com dinamite. Matam Antônio e torturam Tião. Mais tarde, num churrasco em uma fazenda vizinha. Elói Dantas, vitorioso, e Beatriz, já completamente bêbada, assistem a uma apresentação de bumba-meu-boi. Elói toureia o boi que o derruba. Dele sai, com uma faca, o poeta Tião, matando-o. Todos fogem, encontrando no caminho o boi de prata que passam a seguir.” (Resumo da cópia)

 

SEXTA, DIA 13/10

Beiço de Estrada (FIC) – Dir. Eliézer Rolim
2019 / 105 min / Drama
Direção: Eliézer Rolim
Roteiro:  Eliézer Rolim
Elenco: Mayana Neiva, Darlene Glória, Jackson Antunes, Luana Valentim
Classificação Indicativa: Livre16 anos
Sinopse: Uma avó e seus dois netos: Braz, e Conceição. Ambos, filhos da prostituição tentam sobreviver em condições precárias numa estrada do sertão Nordestino. Para Conceição é feita uma promessa de livrar toda a família da maldição da prostituição e para Brás é reservado o trabalho de tapar buracos da estrada. A chegada de um antigo frequentador, Meota, que cativa   o coração de Conceição recriará um novo ciclo no Beiço de Estrada.

 

SÁBADO, DIA 14/10

O seu amor de Volta (Mesmo que ele não queira) (DOC) – Dir. Bertrand Lira
2019 / 82 min / Comédia/Doc/Drama
Direção: Bertrand Lira
Roteiro: Bertrand Lira
Elenco: Zezita Matos, Marcélia Cartaxo
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.

 

DOMINGO, DIA 15/10

Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida – Dir. Kaline Almeida
2020 / 71 min / Drama
Direção: Kaline Almeida
Roteiro: Kaline Almeida
Elenco: Kassandra Brandão, Jamila Facury, Eliana Figueiredo, Yasmin Witória, Bruno Goya, Rayssa Holanda
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Martha é uma jovem estudante universitária que mora no Porto do Capim, comunidade situada no Varadouro, ao pé do Rio Sanhauá, no centro de João Pessoa. Cuida da casa e da associação das mulheres. Casada com Tiago, ex pescador e agora trabalhador da construção civil, juntos, cuidam da pequena Ester. A vida do casal e da comunidade tomam novos rumos diante do impasse entre os moradores do Porto do Capim e a prefeitura da cidade que busca retirar a comunidade daquele local. Guardando um segredo, o casal vai aos poucos se afastando, embora exista amor e afeto entre os dois.

 

SEGUNDA, DIA 16/10

Desvio (FIC) – Dir. Arthur Lins
2021 / 95 min / Drama
Direção: Arthur Lins
Roteiro: Arthur Lins
Elenco: Daniel Porpino e Annie Goretti
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Pedro recebe o direito de uma saída temporária da cadeia para visitar a sua família que mora em Patos, interior da Paraíba. Nesse curto tempo ele irá confrontar seus antigos fantasmas e planejar os novos rumos de sua vida, enquanto descobre em Pâmela, uma prima adolescente, a mesma chama que queimava em seu peito.

 

TERÇA, DIA 17/10

Fendas (FIC) – Dir. Carlos Segundo
2019 / 1h 20min / Drama
Direção: Carlos Segundo
Roteiro: Carlos Segundo
Elenco: Roberta Rangel, Juliana Nazar, Ruston Gabriel
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Catarina é uma pesquisadora do campo da física quântica. Ela estuda os espaços sonoros escondidos nas variações de luz. Por imersão nas imagens que ela distorce, Catarina descobre um novo espectro de som, que aparentemente abre acesso para outra linha temporal. 

 

QUARTA, DIA 18/10

O Alecrim e o Sonho (FIC) – Dir. Valério Fonseca
2022 / 1h 51min / Drama
Direção: Valério Fonseca
Roteiro: Valério Fonseca
Elenco: Fernado Teixeira, Valdinéia Soriano, Zezita Matos, Zé Maria, Suzy Lopes, Alvaro Dantas, Enio Cavalcante, Daniel Porpino, Vanessa Labre, Bianca Lopes, Baixinho do pandeiro, Civone Medeiros
Participação Especial: Stepan Nercessian
Sinopse: Filmado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, O ALECRIM E O SONHO é um drama de ficção que narra o cotidiano de Vicente, professor aposentado e viúvo, morador do bairro do Alecrim. Vicente mora sozinho e vive entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo contemporâneo. Vicente é hostilizado pelo padeiro do mercadinho que ele frequenta, mas Maria, mulher de Meia idade, que ajuda Vicente nos afazeres domésticos, também vive um drama comum no Brasil, o genocídio dos jovens negros da periferia. Maria precisa de ajuda e Vicente vai ajudá-la. Os sonhos lúcidos dão a Vicente alegrias momentâneas como encontrar sua esposa, Joana Eulália e sua mãe. A jornada de Vicente está longe do fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *