É cada vez mais comum que vejamos grandes best sellers tendo suas histórias adaptadas para a sétima arte, em muitas delas dividindo opiniões sobre a qualidade de suas adaptações pelos leitores mais faccionados. E apesar de vermos mais comumente livros migrando para as telonas o contrário já é uma realidade, a exemplo do filme “Interestelar” do Christopher Nolan, que teve seu roteiro adaptado gerando um livro homônimo após o lançamento do filme.
Um grande destaque entre escritores que possuem suas obras adaptadas para o cinema está o autor Nicolas Sparks – perito em melodramas água com açúcar – que já viu 11 de seus livros ganharem vida pela industria cinematográfica. Outro grande destaque é o escritor de horror Stephen King, que já teve suas histórias adaptas incontáveis vezes para a TV e Cinema, se tornando o mais proeminente autor de terror da história.
É inspirado por esses dois grandes nomes da literatura e cinema que o Apartamento 702 reuniu algumas das adaptações que merecem atenção. Seja pela qualidade da literatura de inspiração ou pela boa adaptação para os cinemas, em alguns casos, ambos. Confira:
O Menino do Pijama Listrado
A comovente história de um menino alemão que fica amigo de um judeu, que está preso em um campo de concentração perto de sua casa. O livro do autor John Boyne ganhou a adaptação cinematográfica em 2008, dois anos depois da primeira edição publicada.
A Culpa é das Estrelas
Shailene Woodley e Ansel Elgort formaram o casal protagonista, ambos sofriam de câncer, e fizeram grande sucessos com seus personagens. O filme foi inspirado no livro de John Green, de 2012.
Assassinato no Expresso Oriente
Este filme é inspirado no livro homônimo de Agatha Christie, a clássica escritora de livros assustadores. Dentre os nomes do elenco estão Penélope Cruz, Judi Dench, Michelle Pfeiffer, Millem Dafoe e Kenneth Branagh.
Operação Red Sparow
Lançado originalmente no Brasil como Roleta Russa, Operação Red Sparrow é um livro escrito por Jason Matthews que chegou aos cinemas com Jennifer Lawrence como a protagonista Dominika Egorova.
A garota do trem
Uma das melhores adaptações de livros, e que fizeram bastante sucesso, foi A Garota no Trem. Rachel viaja de trem todos os dias, e a paisagem do percurso ela já conhece bem, como uma casa número 15 e o casal que vive nela. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Paula Hawkins.
Trainspotting
Construído a partir do livro de Irvine Welsh, Trainspotting conta a história de um grupo de viciados em heroína no subúrbio de Edimburgo, Escócia. Um retrato da devastação que a droga pode causar na vida das pessoas. Tanto o filme quanto o livro são obras aclamadas pela mídia.
As pontes de Madison
Um dos dramas mais aclamados do cinema foi dirigido por Clint Eastwood que também fez o papel de protagonista e foi inspirado na obra literário de Robert James Waller. O longa conta a história de uma mulher casada e solitária (Meryl Streep), que se apaixona por um fotógrafo da revista National Geographic.
Anna Karenina
Baseado em um grande clássico do escritor russo Liev Tolstói, a obra conta a história de uma aristocrata que, apesar de casada, envolve-se em um caso extraconjugal com o conde Vrónski e experimenta as virtudes e as tristezas de um grande amor, porém repleto de conflitos. Tanto o filme quanto o livro são considerados obras primas pela crítica.
Posts relacionados:
Jornalista formado pela UNP – Universidade potiguar – é assessor de imprensa corporativa da Us Comunicação e já escreveu em diversos portais sobre os mais variados assuntos. Hoje escreve sobre sua maior paixão no Apartamento 702, a sétima arte. Venera café, livros, filmes empoeirados, plot twists e hoje protagoniza um spin-off de vida fitness.