“Pequena flor de ameixa: RAIZ” é o segundo curta-metragem documental do projeto Pequena flor de ameixa, que busca o protagonismo de mulheres que lutam Kung Fu e reafirmar seus espaços nas artes marciais, indo de encontro ao conceito de que o lugar de mulher não é na luta. Essas mulheres mostram que é sim, caso elas queiram. E dentre elas, está Simone Guilherme, de 53 anos, que apesar de seu histórico de doenças como chicungunha e zika, e limitações físicas como artrose, treinou arduamente durante a pandemia do novo coronavírus para conquistar a tão desejada Faixa Preta de Kung Fu. No curta, ela relata essa trajetória e também os desafios extras devido à sua idade, no contexto social esportivo.
A produção do filme contou com o apoio da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio-Humana e a produção foi feita entre Fevereiro e Março de 20201. Por conta do contexto de pandemia, a produção teve de ter uma equipe bem reduzida no set, foram praticamente duas pessoas exercendo as funções principais, utilizando máscaras e álcool gel, além de cuidar quanto ao distanciamento social possível. Reuniões foram feitas remotamente também. E apesar desses cuidados, a experiência da produção não foi afetada, pois a maior parte da equipe já tinha participado da produção do filme anterior – Um fragmento – e conhecido a personagem, Simone. Portanto a energia do set foi muito espontânea e fluida.
Pequena flor de ameixa: Raiz (2021) está no ar na Edição de 1001 temas de Julho da Mostra [Em]Curtas no Canal da Mostra no YouTube (seguindo até o dia 5 de agosto). Após disso, o curta participará de uma sessão no dia 31 de Julho do Cineclube Verberena, cuja temática é a Melhor Idade, no canal do YouTube do Cineclube; o filme também está selecionado para o a IX Curta O Gênero – IX Mostra Internacional de Audiovisual que acontecerá no período de 17 a 29 de Agosto, 2021.
Posts relacionados:
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.