É um fato consideravelmente conhecido que a cidade de Natal nasceu em um 25 de dezembro, e a partir disso foi batizada com esse nome. Porém, uma construção específica foi o ponto de partida para o nascimento da nossa cidade do sol: o Forte dos Reis Magos (ou Fortaleza dos Reis Magos).
Conheça a história da construção que se mistura com a de Natal
No contexto de conquista do litoral nordestino, os franceses se encontravam aqui traficando o pau-brasil e viram um obstáculo para isso com a chegada dos portugueses e espanhóis.
Durante a segunda expedição para conquistar as terras anteriormente dominadas pelos franceses, chegaram até essas terras Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque. O objetivo inicial era expulsar os franceses e conquistar a capitania.
Assim, podemos afirmar que a capital do Rio Grande do Norte surgiu a partir da intenção espanhola de expulsar os franceses do litoral brasileiro. Na ocasião, o rei da Espanha, Felipe II, determinou a construção de uma fortaleza para proteger a Barra do Rio Grande (como era chamado o território naquela época). E também surgiu a ordem para ser construída uma pequena cidade a uma légua da fortificação.
Em 6 de janeiro de 1598 foi inaugurada a Fortaleza, e ganhou o seu primeiro nome que seria Fortaleza dos Santos Reis. Justamente por ter sido concluída no Dia de Reis, que encerra o ciclo natalino segundo a liturgia católica.
Quase dois anos depois, às margens do Rio Potengi e a uma légua do local onde foi edificado o Forte, nasceu a nossa cidade Natal, a qual teve os limites demarcados no dia 25 de dezembro de 1599.
O Forte foi construído com uma forma semelhante à uma estrela. Toda a estrutura é feita de alvenaria, cal e pedra, e contém diversos depósitos de suprimentos e armamentos. Além de quartéis, uma capela, uma cisterna e uma casa de comando.
Algumas curiosidades sobre o Forte dos Reis Magos
- Ao longo do tempo o Forte passou por várias modificações. Em 1633 a construção sofreu ataques de holandeses que vieram e dominaram a região até 1654. Durante esse tempo chamaram o local de Castelo de Keulen e Natal ganhou o nome de Nova Amsterdã. Após 1654 o Forte e a cidade voltaram para as mãos dos portugueses.
- No centro do Forte você encontra uma pequena igreja. Sobre o teto desta fica um local secreto onde eram armazenados os armamentos e munições na época dos colonizadores.
- O piso do Forte ainda é o original. Ele possui mais de 400 anos e está significativamente bem conservado.
- Não foi construído banheiro da forma que conhecemos no Forte. O local que era habitação de capitães e soldados tinha apenas um espaço rudimentar reservado para tais necessidade e os dejetos eram jogados no rio.
- De dentro do Forte é possível ver locais de onde eram jogados os prisioneiros para a morte. Trata-se de buraco no chão onde os prisioneiros ficavam presos sob uma tampa de ferro esperando a água do mar subir.
- O local abriga o Marco de Touros, que é o monumento colonial mais antigo do país. O Forte dos Reis Magos pertence ao Patrimônio da União, tendo sido administrado pelo Governo do Estado do RN, representado pela Fundação José Augusto, até o ano de 2013, quando passou a ser administrado pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, até 2018. Atualmente, a gestão do Forte retornou para a Fundação José Augusto.
Visitação aberta ao público
Para ter acesso ao Forte dos Reis Magos, você precisa fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros. O caminho é feito por uma passarela, que foi construída posteriormente. O local ainda guarda canhões originais da época das invasões e outros artefatos antigos. Vale muito a pena pela vista do Rio Potengi e também da Praia de Genipabu.
O Forte dos Reis Magos fica aberto de terça a domingo das 08h às 16h30.
O valor cobrado para ter acesso ao Forte é apenas R$3,00 por pessoa. Lá você terá guias credenciados para ensinar ainda mais sobre o local.
Para grupos grandes, a administração do Forte orienta o agendamento da visita que pode ser feito pelos números (84) 3211.3820/ (84) 3211-6166/ (84) 3202-9006
—
Espero que tenham curtido conhecer um pouco mais sobre esse nosso super patrimônio histórico e cultural!
Já convida os amigos e a família para fazer uma visita ao local e ter essa super experiência.
E já que estamos nesse papo cultural, confere aqui um pouco sobre o Circuito Cultural da Ribeira que estará de volta em Agosto e promete!