Um movimento para unir, valorizar e ampliar conhecimento, assim é o Congresso de Dança Inserções do RN que ocorrerá do dia 1 a 3 de maio promovendo conexões e atividades formativas no Studio Léo Calixta, em Parnamirim. Interessados em participar dos workshops podem se inscrever na plataforma Dança Digital: https://dancadigital.com/insercoesrn/. A taxa de inscrição tem o valor simbólico de R$ 20.
O Congresso de Dança Inserções do RN tem como propósito criar conexões entre os artistas e promover conhecimento técnico e intelectual do cenário da dança no estado, principalmente na cidade de Parnamirim. O evento conta com a participação de mais de 20 professores, sendo 99% deles atuantes no cenário da dança potiguar e um professor convidado de outros estados (Paraná), que ministrarão 24 workshops de diferentes modalidades e níveis.
“O Congresso de Dança Inserções do RN foi idealizado com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento prático e teórico na área da dança. A proposta é estabelecer conexões entre artistas do estado e de outras regiões, difundindo a diversidade de modalidades desenvolvidas no Rio Grande do Norte. Busca-se, assim, contribuir para a formação de novos artistas e para o aprimoramento daqueles que já possuem experiência, por meio da troca de saberes e da criação de redes colaborativas”, comenta Anderson de Oliveira, um dos idealizadores do Congresso.
“Idealizado por mim e por Anderson de Oliveira, este projeto nasce da convicção de que, juntos, somos mais fortes. Acreditamos na força dos encontros, na troca e na potência que surge quando nos reunimos em torno de um propósito comum. E esse propósito é a Arte, essa força viva que nos move. Nosso objetivo é acender uma chama nas novas gerações, formar novas plateias e fortalecer o reconhecimento de que nossos profissionais são autoridades e grandiosos no que fazem. Não precisamos ir longe para encontrar excelência: ela já está entre nós”, afirma Thaíse Galvão, co-idealizadora do Inserções.
A programação começará sexta-feira, a partir das 8h15, com opções voltadas ao conhecimento corporal e à expressão artística, como Anatomia na Dança e Dança Contemporânea/Dança Litúrgica. Em seguida, o público pode escolher entre atividades que unem técnica e preparo físico, como Dança e Ginástica e PBT. No período da tarde, surgem propostas mais criativas e culturais, como Pequenas Dramaturgias Corporais e Dança Popular, culminando com oficinas que exploram identidade e estilo, como a dança contemporânea com inspiração ancestral no Candomblé e o vibrante Latin Jazz.
No sábado (02/05), o dia inicia com aulas dinâmicas que transitam entre a dança contemporânea e as danças urbanas, oferecendo diversidade de estilos logo cedo. Durante a manhã, há também propostas reflexivas e técnicas, como PensarSentirDançar e o Waacking. À tarde, o foco se volta ao universo do jazz, com opções como Jazz Contemporâneo e Jazz Dance, além de experiências mais específicas como Jazz Broadway. A programação se encerra com uma atividade voltada à cultura pop, explorando performance em K-pop para além da coreografia.
No domingo (03/05), a programação contempla desde o público infantil, com Baby Class e Pré, até os praticantes de ballet clássico. A manhã segue com conteúdos técnicos e criativos, como Composição Coreográfica e Pas de deux. À tarde, os participantes podem explorar estilos como Neoclássico e Sapateado, que aparece em dois horários distintos. O encerramento do evento traz a leveza e a interação da Dança de Salão, proporcionando um momento de integração e celebração entre os participantes.
O projeto foi aprovado no Edital de Fomento à Dança 11/2024 – PNAB SECULT/RN e conta com apoio da Fundação José Augusto, por meio da Secretaria de Cultura do RN, Governo do Estado do RN, Sistema Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre os idealizadores
Anderson de Oliveira
É multiartista, professor, bailarino e coreógrafo (DRT 0002394/RN), produtor e ator. Pós-graduando em Performance em Teatro Musical e em Metodologia do Ensino de Artes, com formação em Dança Contemporânea e Teatro Musical, também estudou Jazz, Sapateado e Ballet Clássico. Desenvolve pesquisas voltadas à dança contemporânea, à composição coreográfica intertextual e à formação do corpo do ator-cantor-bailarino para o teatro musical. Atua profissionalmente como produtor, diretor, coreógrafo, instrutor cênico e bailarino, com passagem por companhias e instituições como Cia. Lúmina (Natal/ RN), Cia. MDT (Natal/RN), Studio Thais Kelly (Parnamirim/RN), Grupo Livre de Teatro Musical (UFRN), Colégio Master (Natal/RN), Escola Projeto Broadway (Curitiba/PR), Cia. Curitiba de Dança (Curitiba/PR), Cecconello Cia de Dança(Curitiba/PR) e Sky Artes Produções (Curitiba/PR). Hoje é Coordenador do Projeto Broadway (Curitiba/PR) e diretor do Coletivo Sem Nome.
Thaíse Galvão
Multiartista, intérprete criadora, é bailarina profissional DRT 0001985/RN, graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pesquisadora com ênfase em Composição Coreográfica e Políticas públicas educacionais; Pós-graduada em Direitos Humanos e Questões Étnico-sociais. Agente Cultural e Coordenadora Geral do Congresso de Dança Inserções do Rio Grande do Norte. Atualmente é artista educadora no projeto ENCENA. Integrante da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN). Ensaísta da Companhia Gira Dança (RN), uma das cias mais importantes e reconhecidas no cenário nacional e internacional.
Programação completa
SEXTA – FEIRA (01/05)
08:15 às 10h | Anatomia na Dança (Prof. Sammy Passos – Natal)
08:15 às 10h00 | Dança Contemporânea / Dança Litúrgica (Profª Natália Ribeiro – Natal)
10:15 às 12h | Dança e Ginástica (Profª Ana Vieira – Natal)
10:15 às 12h| PBT (Profª Thaís Mendes – Mossoró/Natal)
13:15 às 15h| Pequenas Dramaturgias Corporais(Profª Maina Santana – Natal)
13:15 às 15h| Dança Popular (Prof. André Batista – Parnamirim)
15:15 às 17h| Oficina de dança contemporânea – ANCESTRAL: Cultura de Movimento do Candomblé nos Processos Criativos para Dança Contemporânea (Prof. Gleydson Dantas – Natal)
15:15 às 17h | Latin Jazz (Prof. Demétrio Sanches – Curitiba)
SÁBADO (02/05)
08h15 às 10h| Dança Contemporânea (Prof. Rodolpho Santtos – Areia Branca/Parnamirim)
08h15 às 10h | Danças Urbanas (Prof. Japa – Natal)
10h15 às 12h| PensarSentirDançar – Dança Contemporânea (Profª Margoth Lima)
10:15 às 12h| | Danças Urbanas – Waacking (Profª Ana Ojuara – Parnamirim)
13h15 às 15h | Jazz Contemporâneo (Profª Vitória Souza – Natal)
13h15 às 15h | Jazz Dance (Prof. Will Gomes – Assú / Parnamirim)
15h15 às 17h l Jazz Broadway (Musical) (Prof. Demétrio Sanches – Curitiba)
15h15 às 17h | K-pop Performance: Além da Coreografia (Prof. Tato Takai – Parnamirim)
DOMINGO (03/05)
08h15 às 10h | Baby Class e Pré (Profª Viviane Alves – Parnamirim)
08h15 às 10h | Ballet Clássico (Profª Flávia Nery – Natal)
10h15 às 12h | Composição Coreográfica (Profº Álvaro Dantas – Natal)
10h15 às 12h | Técnica Pas de deux (Prof. Arthur Lill – Rússia/Natal)
13h15 às 15h | Neoclássico (Prof. Bruno Borges – Natal)
13h15 às 15h| Sapateado (Profª Juliana Barreto – Natal)
15h15 às 17h| Sapateado (Prof. Demétrio Sanches – Curitiba)
15h15 às 17h | Dança de Salão (Profª Tatyelli Raulino)
SERVIÇO
Congresso de Dança Inserções do RN
Data: 01 a 03/05
Horário: 08h15 às 17h
Local: Studio Léo Calixta (Rua Parque Camaquã – Nova Esperança, Parnamirim – RN, 59144-285)
Inscrições: https://dancadigital.co
m/insercoesrn/.
Valor da taxa de inscrição R$ 20 por workshop
Posts relacionados:
Coletivo CIDA (RN) apresenta espetáculo na quinta e sexta-feira no espaço A3 de forma gratuita
Coletivo CIDA (RN) apresenta espetáculos no Sesc Santo Amaro, em São Paulo
Clowns de Shakespeare realiza apresentações, bate-papos e exibições de filme no RN
O Grupo Boca de Cena, de Aracaju (SE), realiza apresentações no Rio Grande do Norte
Atores nacionais estarão no elenco da maior Paixão de Cristo do Rio Grande do Norte

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.

