Recentemente reconhecido com dois prêmios como Agente Transformador no Rio Grande do Norte, o ator potiguar José Neto Barbosa ganhou um dos mais significativos reconhecimentos da cultura LGBTQIA+ no país, o prestigiado Prêmio André Fischer entregue no Festival Internacional de Cinema, da Diversidade Sexual e de Gênero – DIGO, em Goiânia. A cerimônia ocorreu na última quarta-feira (19) e foi apresentada pelas Drag Queens paulistanas Alexia Twistter e Thelores, O troféu leva o nome do ativista da causa, pesquisador e criador do Mix Brasil. No evento, o ator também apresentou o seu renomado espetáculo “A Mulher Monstro”.
José Neto Barbosa, oriundo do Agreste, da cidade de Santo Antônio Salto da Onça, é um ator com 22 anos de carreira, dos quais 15 foram dedicados à arte Drag Queen. É fundador da S.E.M. Cia. de Teatro e gestor da POSS Comunicação, Gestão e Cultura. Com o seu espetáculo “A Mulher Monstro”, há mais de oito anos em cartaz, já foi visto por mais de 32 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.
“O José Neto desenvolve uma militância muito importante para o Brasil. O nosso festival recebe anualmente 600 a 900 obras artísticas de todas as partes do mundo para a nossa curadoria, mas esse prêmio é pelo destaque do seu trabalho, uma homenagem pela sua trajetória”, afirma Cristiano Sousa, diretor do Festival DIGO.
Em pronunciamento nas redes sociais, o ator comentou: ‘Devo estar sonhando! Meu coração transborda de gratidão e alegria!’ O potiguar dedicou o prêmio à sua família, especialmente à mãe Lúcia Maria, que sempre esteve ao seu lado.
Sobre o DIGO
O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público sobre respeito aos direitos humanos e a inclusão. O evento foi pioneiro no centro-oeste brasileiro e articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade brasileira, propondo abordar não só a sexualidade, mas incorporar o sentido da realidade do ser humano e suas nuances.
Foto: Leticia Irene
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.