Homenagear mulheres que quebraram paradigmas e fincaram seus nomes na história da humanidade em diversas áreas. Essa foi a ideia da escritora, professora e artista multicultural Luma Carvalho, que resolveu homenagear mulheres feministas e personalidades com a exposição “Toda Mulher é em Essência Resistência”, programada para o próximo sábado, 29, às 20h, na Casa de Cultura de Currais Novos, Seridó Potiguar. A apresentação também visa arrecadar fundos para uma associação de catadores de resíduos sólidos em formação na cidade.
De acordo com Luma, os trabalhos foram feitos em caixas de perfume doadas por uma franquia da Boticário de Currais Novos, utilizando ainda materiais reaproveitáveis, como papéis usados que iam ser descartados, outros impressos doados por artistas da cidade, além das canetas, pincéis e muita criatividade. No começo, Luma revela que tudo começou como um trabalho para passar o tempo ou até para [r]existir, como ela mesmo diz, mas ganhou novo fôlego quando amigos a incentivaram a expandir o projeto. Ao todo, foram de três a quatro meses para confecção das caixas.
Entre as homenageadas, estão mulheres como Simone de Beauvoir, escritora francesa com grandes contribuições para o feminismo; a Rainha Marta, seis vezes melhor jogadora de futebol feminino; a vereadora Marielle Franco, figura feminista e defensora dos Direitos Humanos, morta a tiros em 2018; Alzira Soriano, potiguar que foi a primeira prefeita da América Latina, entre outros nomes como Anne Frank, Frida Kahlo, Malala, Carolina Maria de Jesus, Tarsilla do Amaral, Nise da Silveira, Chiquinha Gonzaga, entre outras.
“Inicialmente pra falar que independente de uma mulher se dizer ou não feminista, se perceber como sendo sujeito de luta, toda mulher de qualquer tempo ou lugar em diversos momentos de sua vida precisou ou precisa enfrentar barreiras diretamente relacionadas a sua condição de mulher, logo, ser mulher é fundamentalmente resistir, lutar. E essência também, claro, pela referência ao perfume em razão das caixas que servem de moldura para as telas”, explica Luma Carvalho sobre o tema da exposição e as mulheres escolhidas.
Outro detalhe marca a apresentação “Toda Mulher é em Essência Resistência”: as caixas de perfume serão vendidas por valores simbólicos que serão repassados para uma associação de catadores de resíduos sólidos da cidade, em processo de formalização. A ideia é ressignificar um material reciclável para ajudar os profissionais que trabalham nessa área, conta.
“Vender de fato não era mesmo uma intenção. É uma arte com tempo de vida curto; é papel, vai se desgastar fácil com o tempo, o calor, a poeira, mas simbolicamente as peças estarão disponíveis para quem desejar adquirir”, revela a artista multicultural. “Quando soube da existência desse grupo de pessoas que desenvolve um trabalho tão importante imediatamente entrei em contato e falei sobre minha ideia. Eles estarão comigo na exposição”, conclui.
Posts relacionados:
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.