Neste sábado passado, 22 de agosto, aconteceu a demolição de um casarão, localizado na Avenida Nilo Peçanha, em Petrópolis.
As imagens da derrubada chocaram muitos natalenses nas redes sociais. E não era para menos, já que o prédio em estilo neoclássico fazia parte da história da nossa cidade desde a década de 1920. O casarão já abrigou o Conservatório de Música Frederico Chopin e nos três últimos anos funcionava como um restaurante. O prédio já havia sofrido algumas modificações efetuadas pelos proprietários no decorrer dos anos, como é possível observar em imagens da ferramenta Street View do Google. Nas imagens fornecidas podemos identificar o casarão de novembro de 2011 a dezembro de 2014.
Depois da derrubada, houve ontem uma mobilização de arquitetos em frente aonde era a casa. O manifesto foi intitulado de “Saudosa Maloca”, e a intenção era mostrar a indignação diante do fato para que tal atitude não se repita.
Na mesma segunda-feira, dia 24, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Rosado, confirmou que não havia sido autorizada a demolição do prédio. Vejam o que o secretário disse a Tribuna do Norte:
Deram entrada na solicitação no final do expediente de sexta-feira (21), demoliram no sábado (22), antes mesmo do processo chegar às mãos do setor responsável por esse tipo de avaliação.
Marcelo Rosado ainda afirmou que para prédios como este é necessário a SEMURB consultar o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico – RN) e patrimônios do Estado e do Município antes de emitir parecer.
O fato é que este prédio fazia parte da história da nossa cidade, e continha elementos arquitetônicos únicos. Não deveria ser derrubado para a construção de um ponto comercial, e sim, utilizar a sua beleza sem igual como atrativo para novos usos do prédio.
Fiquem com a foto de Jaeci postada pelo Portal no Ar, mostrando claramente a presença do casarão desde os anos 40:
Posts relacionados:
Fotógrafa natalense faz ensaio mostrando a beleza das drag queens
Clara e Zé Caxangá preparam live para o São João resgatando o forró romântico dos anos 90
Conheça a ONG que luta pelo uso da cannabis medicinal no RN
Floratta Red Passion: A nova fragrância do Boticário para quem vive paixões Intensas!
V Semana do Sampaio começa hoje através de lives
Publicitária formada pela UFRN, Master Jedi em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM, Head of Marketing and Branding na ESIG Group e Sócia Administradora do blog regional Apartamento 702. Comunicóloga, cinéfila, intolerante a lactose e a seres humanos antivacina, metida a blogueira nas horas vagas.