Após duas indicações ao 33º Prêmio SHELL de Teatro e uma temporada de sucesso pelo Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo Candeia, do Grupo Estação de Teatro, inicia uma circulação especial no Rio Grande do Norte. Nesta primeira etapa, o grupo realiza apresentações gratuitas nas cidades de Jardim do Seridó, Acari e Natal neste final de semana.
Com pesquisa iniciada durante a pandemia e apoiada pela Lei Aldir Blanc, Candeia propõe um resgate da herança cultural nordestina, celebrando a conexão com a natureza, a medicina das ervas e as relações familiares. O espetáculo exalta a simplicidade da vida, abordando temas como amizade, espiritualidade, acolhimento e esperança.
Estreado em setembro de 2021, em Natal (RN), Candeia é dirigido por Titina Medeiros e possui dramaturgia de Cléo Araújo. O projeto tem como objetivo promover a democratização da arte e o reconhecimento do trabalho produzido por grupos locais, em especial pelo elenco predominantemente composto por mulheres. A peça também resgata a memória das benzedeiras nordestinas, dando visibilidade à medicina natural e seu papel fundamental na cultura brasileira.
A trama acompanha as personagens Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane, quatro mulheres idosas que recebem o público em seu quintal, proporcionando momentos de cura com ervas frescas e incenso. Elas são benzedeiras, doceiras, bordadeiras e artistas que, por meio de suas práticas, evocam memórias afetivas de mães e avós, criando um ambiente acolhedor e cheio de afeto.
A circulação do espetáculo pelo Rio Grande do Norte tem início na quinta-feira (03), com apresentação na Casa de Cultura de Jardim do Seridó. Na sexta-feira (04), o grupo segue para Acari, onde se apresenta na Quadra de Esportes do Povoado Gargalheiras. No sábado (05), a peça chega à Vila de Ponta Negra, no espaço Casa Cores que Tocam, e, para encerrar, no domingo (06), a apresentação final acontece na Associação Mulheres em Conquista, em Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.
Haverá uma segunda etapa da circulação que irá passar pelos municípios de Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama. As datas ainda estão sendo definidas e serão divulgadas através do perfil do grupo no Instagram: @grupoestacaodeteatro e @candeia.teatro.
A Circulação Candeia pelo RN é uma realização do Grupo Estação de Teatro, da FUNARTE, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Mineiro e pelo mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio. A produção é da TAYÓ Produções e DALE! Produções Culturais.
Veja o cronograma completo:
03/04 – Quinta-feira – 19h
Casa de Cultura – Jardim do Seridó/RN
Rua Prof. Jesuíno Azevedo, 100
04/04 – Sexta-feira – 19h
Quadra de esportes do Povoado Gargalheiras – Acari/RN
05/04 – Sábado – 17h
Casa Cores que Tocam e Komboio Potiguar
- Antônio Cesário da Costa, 05 – Vila de Ponta Negra – Natal/RN
06/04 – Domingo – 17h
Associação Mulheres em Conquista
Rua da Independência, 61, Jardim progresso, Nossa senhora da Apresentação – Natal/RN
FOTO: Brunno Martins
Posts relacionados:
Bailarino potiguar apresenta nesta sexta-feira “O menino que desaprendeu a dançar"
Inscrições para o Festival Casa Tomada seguem abertas até o dia 17 de fevereiro
Cia Burlesca traz o espetáculo "Bendita Dica" para Natal
Fundação Nacional de Artes lança edital de Residência Artística
Giradança estreia espetáculo “Feche os olhos” na Casa da Ribeira

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.