Localizado a 65 km de distância de Natal, Maracajaú é o novo destino do Festival Gastronômico e Cultural Sabores Potiguares. Com o tema “Polvo”, o evento reunirá 10 restaurantes locais, entre os dias 4 e 10 de novembro. Os participante vão apresentar pratos exclusivos para celebrar a culinária costeira e inovar nas receitas com esse ingrediente, muito pescado na região com valor único de 59 reais.
Os estabelecimentos participantes — Aneis de Maracajaú, Parrachos de Maracajaú, Portal de Maracajaú, Caçuá, Tereza Pança, Quiosque do Guedes, Pajé, Buji, Maracajaú Bistrô e Quiosque Bikibu — vão explorar sabores únicos e técnicas regionais, destacando a versatilidade do polvo em uma experiência gastronômica exclusiva. Cada restaurante elaborou receitas originais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar pratos criativos e típicos do litoral potiguar.
O destino é conhecido por suas belezas naturais e rica vida marinha, e além da gastronomia, Maracajaú promete dias de lazer para todos os gostos, com atividades turísticas que completam a experiência do festival. Entre as principais atrações, os visitantes poderão explorar os famosos Parrachos de Maracajaú, recifes de corais situados a cerca de 7 km da costa, ideais para mergulho e snorkel. A programação inclui ainda kitesurf e passeios de quadriciclo, valorizando o contato com a natureza e a aventura.
Para Artur Fontes, diretor executivo da Abrasel no Rio Grande do Norte, a realização de mais um festival gastronômico é motivo de celebração. “É uma alegria enorme promover mais um festival gastronômico. Esse evento carrega a essência dos festivais do Brasil, privilegiando e prestigiando o produto local. Desta vez, o foco está na comunidade e no destino turístico de Maracajaú”, destacou Fontes.
Ele também relembra o sucesso da edição anterior: “No ano passado realizamos o Sabores Potiguares em Barra de Cunhaú, e agora trazemos o Sabores de Maracajaú. Mais uma vez, nosso objetivo é transformar o festival em um evento para promover destinos do nosso litoral, sempre valorizando e exaltando o produto e o produtor regional. A ideia é usar o que temos na terra e construir o festival com essa essência.”
O festival reforça o compromisso da Abrasel com a valorização da gastronomia potiguar e com a promoção de experiências que transformam o turismo em um motor para o desenvolvimento da região, unindo lazer, tradição e sustentabilidade econômica. “Queremos promover o destino, mostrar suas riquezas e proporcionar ao turista uma experiência completa, que envolva não apenas a culinária, mas também os passeios, a hospedagem e a conexão com a cultura local”, finaliza Artur.
Foto de destaque: Sandine
Foto interna: Rogério Vital
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.