Cineastas de todo o Brasil têm até 30 de junho para inscrever suas obras audiovisuais visando à exibição nas sessões do “Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio”. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível aqui.
O projeto propõe levar às telas filmes que abordam desafios socioambientais e climáticos, através de exibições gratuitas em seis cidades potiguares banhadas pelo Rio Potengi: Cerro Corá, São Tomé, São Paulo do Potengi, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal, durante agosto e setembro de 2024.
Podem ser inscritos curtas-metragens nacionais, com duração de até 20 minutos e finalizados entre janeiro de 2020 e janeiro de 2024, por realizadores naturais ou naturalizados brasileiros. Produções institucionais e publicitárias não serão aceitas.
Os filmes selecionados receberão um valor a título de licenciamento para exibição durante a programação do projeto. O regulamento completo está disponível no formulário de inscrição e no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.
Este projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto via Programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem. Realizado através da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com produção Kurta na Kombi.
Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio
Compreendendo a relevância da arte e da cultura para a formação integral dos indivíduos e, em especial, a capacidade do cinema de fazer o espectador se emocionar e refletir, o Kurta na Kombi apresenta a Itinerância “O Cinema é Rio”.
A proposta tem como objetivo acompanhar o percurso do Rio Potengi, de profunda importância histórica, socioeconômica e ambiental para o Rio Grande do Norte, oferecendo gratuitamente sessões de cinema que articulam o audiovisual, o meio ambiente e a educação em 06 municípios potiguares banhados pelas águas deste rio: Cerro-Corá, São Tomé, São Paulo do Potengi, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal.
O ponto de partida será a cidade de Cerro-Corá/RN, onde se localiza a nascente do Rio Potengi, e de onde o Kurta na Kombi seguirá num roteiro contínuo pelas demais 05 cidades, ofertando 02 sessões de cinema e 01 oficina em cada cidade.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo cultural audiovisual que surgiu na segunda metade de 2019, na cidade de Natal/RN, idealizado pelos produtores culturais Luiz Paulo (Umara) e Marcelle Silva. Seu objetivo principal é contribuir para a circulação, difusão e democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar.
A iniciativa se apresenta no formato de um cinema de rua itinerante, utilizando uma Kombi adaptada, carinhosamente apelidada de Maria Kombita. Este veículo é equipado com estrutura para projeção e sonorização, permitindo a mobilidade das exibições e alcançando diversas regiões, com foco especial em territórios em situação de vulnerabilidade, como periferias urbanas, comunidades rurais, quilombolas e indígenas. A prioridade é levar o cinema a pessoas com pouco ou nenhum acesso às salas convencionais.
As sessões do Kurta na Kombi são gratuitas e realizadas ao ar livre, em espaços públicos como praças, parques e ruas, ou em locais de uso comunitário como quadras, áreas de lazer, associações e até mesmo escolas e pontos de cultura. Para isso, o projeto estabelece parcerias com agentes culturais e líderes sociais, permitindo que a comunidade local participe ativamente na organização das sessões.
Ao longo de seus quatro anos de existência, o Kurta na Kombi já realizou 101 sessões, exibindo mais de 337 curtas-metragens potiguares, em 21 cidades e quatro estados brasileiros, beneficiando mais de 12.000 pessoas.
Foto: Cynthia Campos
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.