Celebrando e fortalecendo a cena, o Festival Rap_Presenta realizou dois feitos inéditos em sua oitava edição: ocupar por 12 horas o Teatro Alberto Maranhão, espaço centenário símbolo da cultura potiguar, e também, realizar a primeira premiação para os artistas do hip-hop.
Há quase 10 anos, o Rap_Presenta vem contando a história da música rap produzida na cidade do Natal, por meio de um recorte de artistas autorais, unindo jovens e veteranos que veem no palco do festival um importante momento em suas carreiras. A programação da edição de 2023 contou com 24 atrações e mais de 70 artistas no total.
Para o rapper Ucria,que integrou a programação do festival, se apresentar pela primeira vez no Teatro Alberto Maranhão é algo único. “Para uma pessoa como eu que nasceu na comunidade e nunca teve uma referência, poder pisar nesse palco trazendo meu som é a realização de um sonho que não sabia que era possível. Graças a Marcelo Veni estou vivendo isso”.
“O sentimento que fica depois de ocupar por 12 horas o palco do Teatro Alberto Maranhão proporcionando uma programação a partir do potencial dos artistas do rap é de missão cumprida. O resultado que tivemos com o Prêmio Lelo Melodia, mostra também a importância de ter uma premiação da categoria e pretendemos fazer uma edição em 2024 ainda maior em comemoração aos 10 anos do evento”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador do evento.
Prêmio Lelo Melodia
Homenageando o artista que fazia parte do grupo Agregados Família do Rap,o Prêmio Lelo Melodia veio para reconhecer publicamente o trabalho de artistas que se destacam na cena nas categorias: Mc Do Ano, Dj, Slam, Grafiti, Breaking, Revelação Do Ano, Batalha de MCs, Grupo/Artista Do Rap e Homenagem Especial. A votação foi feita através de formulário eletrônico disponibilizado nas redes sociais.
Premiado nas categorias ‘Batalha de MCs’ e ‘Artista do Ano’,o rapper Kung Feng Liu do grupo IPCS apontou que uma premiação como essa é sobre quebrar estigmas e estereótipos sobre a música urbana. “Por muito tempo o rap tem sido marginalizado e estigmatizado, ter uma premiação como essa é importante para valorizar o trabalho que fazemos e incentivar novos artistas”.
Destaque na categoria ‘Dj do Ano’, Nandrill falou sobre ser mulher dentro da cena hip-hop.”Ser mulher e receber essa premiação é um importante reconhecimento e pode incentivar mais mulheres a fazerem parte do movimento hip-hop e da música”.
Para Amém Ore, ganhador na categoria ‘Slamer do ano’, receber essa premiação é um importante incentivo. ‘’Fazem cinco anos eu faço slam e dez anos que escrevo. Receber esse reconhecimento não significa que sou melhor que alguém, mas mostra que estou no caminho certo. Que o trabalho dos artistas do hip-hop potiguar continue a ser visto e valorizado”..
O clipe MÁQUINA do rapper Breno Slick, produção do Haram G Nobre e Adeilson Ureia, foi agraciado como o Melhor do ano. “Ganhar esse prêmio é muito gratificante, pois em Máquina trazemos as promessas da comunidade para dentro da produção, e para gente isso é um grande incentivo a seguir na luta’. O trabalho também venceu na categoria Voto Popular do Céu Festival de Videoclipe, que aconteceu em outubro deste ano em Pipa-RN.
Todas as informações sobre o Festival Rap_Presenta podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram em: @festival.rap_presenta. O evento contou com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte),Natal em Natal, Governo do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. Realização de Marcelo Veni Produções e MV Projetos Criativos.
Sobre o Festival Rap_Presenta
Criado em 2014 para valorizar as expressões culturais do hip-hop da cidade do Natal, o Rap_Presenta tem incentivando e divulgando os jovens talentos da arte urbana potiguar, oportunizando o fomento e a projeção de cada um dos elementos tradicionais do hip-hop: breaking (dança), o mc (Mestre de Cerimônia/Rapper), o dj (Música) e de o graffiti (Artes Visuais), além de buscar a profissionalização e desmistificar certos preconceitos, ainda, existentes com o artista de rua e sua comunidade.
Nas primeiras edições o Rap_Presenta mostrou que a continuidade da iniciativa vem proporcionando aos jovens ‘das quebradas’ acesso à informação e um olhar de valorização, fortalecimento e divulgação do hip-hop na cidade do Natal. Deu tão certo que virou um documentário que circulou vários festivais de audiovisual.
Veja a lista de vencedores:
Revelação do ano:
Frizzy
Dj do ano
Nandrill
Artista do graffiti:
FB OSMO
Slamer do ano:
Amém Ore
Artista do breaking:
Jesus Flava Gang
MC do Ano:
Nick
Homenageado do Ano:
Mano Edu
Batalha de MC’s:
Batalha do Vinho
Videoclipe do ano:
Máquina – Breno Slick direção Haram G Nobre e Adeilson Ureia
Artista do Rap:
IPCS
Posts relacionados:
Férias com a Naty atrai criançada para tardes de diversão no Natal Shopping
Saiba tudo sobre a temporada de voo livre na Serra de Patu que começa esse mês
Primeiro dia de Festival DoSol foi igual ao ENEM
Você já descobriu todos os jeitos de me fazer sorrir
Saiba como trocar pontos da Nota Potiguar por diárias e passeios de buggy

Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.