Início » Festival premia artistas da cultura hip-hop no Teatro Alberto Maranhão

Festival premia artistas da cultura hip-hop no Teatro Alberto Maranhão

Celebrando e fortalecendo a cena, o Festival Rap_Presenta realizou dois feitos inéditos em sua oitava edição: ocupar por 12 horas o Teatro Alberto Maranhão, espaço centenário símbolo da cultura potiguar, e também, realizar a primeira premiação para os artistas do hip-hop.

Há quase 10 anos, o Rap_Presenta vem contando a história da música rap produzida na cidade do Natal, por meio de um recorte de artistas autorais, unindo jovens e veteranos que veem no palco do festival um importante momento em suas carreiras. A programação da edição de 2023 contou com 24 atrações e mais de 70 artistas no total.

Para o rapper Ucria,que integrou a programação do festival, se apresentar pela primeira vez no Teatro Alberto Maranhão é algo único. “Para uma pessoa como eu que nasceu na comunidade e nunca teve uma referência, poder pisar nesse palco trazendo meu som é a realização de um sonho que não sabia que era possível. Graças a Marcelo Veni estou vivendo isso”.

“O sentimento que fica depois de ocupar por 12 horas o palco do Teatro Alberto Maranhão proporcionando uma programação a partir do potencial dos artistas do rap é de missão cumprida. O resultado que tivemos com o Prêmio Lelo Melodia,  mostra também a importância de ter uma premiação da categoria e pretendemos fazer uma edição em 2024 ainda maior em comemoração aos 10 anos do evento”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador do evento.

Prêmio Lelo Melodia 

Homenageando o artista que fazia parte do grupo Agregados Família do Rap,o Prêmio Lelo Melodia veio para reconhecer publicamente o trabalho de artistas que se destacam na cena nas categorias:  Mc Do Ano, Dj, Slam, Grafiti, Breaking, Revelação Do Ano, Batalha de MCs, Grupo/Artista Do Rap e Homenagem Especial. A votação foi feita através de formulário eletrônico disponibilizado nas redes sociais.

Premiado nas categorias ‘Batalha de MCs’ e ‘Artista do Ano’,o rapper Kung Feng Liu do grupo IPCS apontou que uma premiação como essa é sobre quebrar estigmas e estereótipos sobre a música urbana. “Por muito tempo o rap tem sido marginalizado e estigmatizado, ter uma premiação como essa é importante para valorizar o trabalho que fazemos e incentivar novos artistas”.

Destaque na categoria ‘Dj do Ano’, Nandrill falou sobre ser mulher dentro da cena hip-hop.”Ser mulher e receber essa premiação é um importante reconhecimento e pode incentivar mais mulheres a fazerem parte do movimento hip-hop e da música”.

Para Amém Ore, ganhador na categoria ‘Slamer do ano’, receber essa premiação é um importante incentivo. ‘’Fazem cinco anos eu faço slam e dez anos que escrevo. Receber esse reconhecimento não significa que sou melhor que alguém, mas  mostra que estou no caminho certo. Que o trabalho dos artistas do hip-hop potiguar continue a ser visto e valorizado”..

O clipe MÁQUINA do rapper Breno Slick, produção do Haram G Nobre e Adeilson Ureia, foi agraciado como o Melhor do ano. “Ganhar esse prêmio é muito gratificante, pois em Máquina trazemos as promessas da comunidade para dentro da produção, e para gente isso é um grande incentivo a seguir na luta’. O trabalho também venceu na categoria Voto Popular do Céu Festival de Videoclipe, que aconteceu em outubro deste ano em Pipa-RN.

Todas as informações sobre o Festival Rap_Presenta podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram em: @festival.rap_presenta. O evento contou com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte),Natal em Natal, Governo do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. Realização de Marcelo Veni Produções e MV Projetos Criativos.

Sobre o Festival Rap_Presenta

Criado em 2014 para valorizar as expressões culturais do hip-hop da cidade do Natal, o Rap_Presenta tem incentivando e divulgando os jovens talentos da arte urbana potiguar, oportunizando o fomento e a projeção de cada um dos elementos tradicionais do hip-hop: breaking (dança), o mc (Mestre de Cerimônia/Rapper), o dj (Música) e de o graffiti (Artes Visuais), além de buscar a profissionalização e desmistificar certos preconceitos, ainda, existentes com o artista de rua e sua comunidade. 

 

Nas primeiras edições o Rap_Presenta mostrou que a continuidade da iniciativa vem proporcionando aos jovens ‘das quebradas’ acesso à informação e um olhar de valorização, fortalecimento e divulgação do hip-hop  na cidade do Natal. Deu tão certo que virou um documentário que circulou vários festivais de audiovisual. 

Veja a lista de vencedores:

Revelação do ano: 

Frizzy

Dj do ano

Nandrill

Artista do graffiti:

FB OSMO

Slamer do ano:

Amém Ore

Artista do breaking:

Jesus Flava Gang 

MC do Ano:

Nick

Homenageado do Ano:

Mano Edu

Batalha de MC’s:

Batalha do Vinho

Videoclipe do ano:

Máquina – Breno Slick direção Haram G Nobre e Adeilson Ureia 

Artista do Rap:

IPCS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *