Entre os dias 2 e 3 de dezembro, a praia de Baía Formosa. recebe mais uma vez o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste.
Com o tema “Qual é a sua arte?”, os realizadores vão poder mostrar ao mundo, suas ideias no tradicional Festival de Curtas de 1 minuto, onde o vencedor ganhará uma viagem para a Cracóvia, na Polônia e terá seu filme exibido no Festival Off Camera 2023.
A 13ª edição do festival reforça seu papel de divulgar e promover o audiovisual independente, com inscrições gratuitas em três categorias (Curtas de 1 Minuto, Mostra Potiguar e Perólas do RN). No Festival de Curtas de 1 minuto, os interessados não precisam ter experiência na área e devem produzir vídeos de até 60 segundos, com apoio de qualquer tipo de equipamento audiovisual, com o tema central do festival: Qual é a sua arte?
Na categoria Mostra Potiguar, podem se inscrever curtas produzidos no RN de até 15 minutos. O tema é livre e as produções devem seguir as normas estabelecidas no regulamento do festival, disponível no site fincbf.com.
Já na categoria “Pérolas do RN”, podem participar curtas de 1 minuto, que mostrem as belezas naturais do nosso Rio Grande do Norte. Serão premiados os três melhores vídeos, que em seu conteúdo registrem lugares, cidades ou paraísos do nosso RN.
Os vídeos podem ser feitos com qualquer tipo de equipamento e as inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de novembro através do site oficial do evento (fincbf.com).
Durante o evento, os filmes selecionados serão exibidos na Praça Carlota Elisa, em Baía Formosa/RN. O festival trá ainda exibição de curtas metragens produzidos no RN e também de outros países.
FORMAÇÃO
Com o objetivo de promover a reflexão e a criatividade dos jovens sobre suas rotinas, associada ao tema deste ano, entre os dias 6 e 7 de Outubro, o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa vai promover o Workshop “Uma longa viagem através de um curta”, nas cidades de Ceará-Mirim, Pedro Velho e Nova Cruz.
O evento será ministrado pelo produtor audiovisual Diego Alves. No momento será realizado uma oficina de noções básicas para produção de curtas-metragens com o celular. A ação acontecerá em turmas de escolas públicas de ensino fundamental e médio para estudantes entre 15 e 18 anos.
Ceara-Mirim | 06/10 (Quinta-feira)
Horário: 9h
Escola Estadual Professor Edgar Barbosa – R. Amparo, 62-188, Ceará-Mirim
Pedro Velho | 06/10 (Quinta-feira)
Horário: 9h
Escola Estadual Dr Pedro Velho – Av. Professor Genar Bezerril, 448, Pedro Velho – RN
Nova Cruz | 07/10 (Sexta-feira)
Horário: 14h
Auditório da 3ª DIREC – R. Pedro Manoel Tavares, Nova Cruz – RN
Posts relacionados:
Jornalista formada pela UFRN, atua como Comunicadora Criativa e Produtora Cultural comunicando projetos artísticos na cidade do Natal há mais de dez anos. É uma das administradoras do blog cultural potiguar Apartamento 702, é ativista gorda, rainha da brilhosidade, dona e proprietária em Comunica Ceci, praticante de yoga. cinéfila e aprendiz de Lu Roller.